Quem sou eu? O que faço

Minha foto
João Pessoa, Paraíba, Brazil
Quem sou? O que faço. Sou Maria de Lourdes, tenho, agora, 62 anos, esposa, mãe e avó, formação jurídica, com pós graduação em Direitos Humanos e Direito Processual Civil, além de um curso não concluído de Filosofia. Conheci os clássicos muito cedo, pois não tinha permissão para brincar na rua. Nosso universo – meu e de meus irmãos – era invadido, diariamente, por mestres da literatura universal, por nossos grandes autores, por contistas da literatura infanto-juvenil, revistas de informação como Seleções e/ou os populares gibis. Todos válidos para alimentar nossa sede de conhecimento. Gosto de conversar, ler, trabalhar, ouvir música, dançar. Adoro rir, ter amigos e amar. No trabalho me realizo à medida que consigo estabelecer a verdade, desconstruir a mentira, fazer valer direitos quando a injustiça parece ser a regra. Tenho a pretensão de informar, conversar, brincar com as palavras e os fatos que possam ser descritos ou comentados sob uma visão diferente. Venham comigo, embarquem nessa viagem que promete ser, a um só tempo, séria e divertida; suave e densa; clássica e atual. Somente me acompanhando você poderá exercer seu direito à críticas. Conto com sua atenção.

domingo, 6 de janeiro de 2013

A INDIVIDUALIDADE DOS SONHOS

UMA VISÃO PESSOAL.



Sonhar é abrir-se a possibilidades. É viajar sem os percalços naturais às viagens. É potencializar desejos e eliminar distâncias. Sonhar permite alterar convenções, realizar as impossibilidades, galgar instâncias sequer imaginadas. Se é sonho, voe alto, busque as repetidas limitações impostas pela pequenez dos que não sonham, ouse, realize. 

Os sonhos podem ser involuntários, Aqueles que nos invadem quando dormimos. Sua importância para o dia dia, para a saúde mental, para nossa psiqué é imensa e, objeto de estudos,  teses, teorias, obras e outros.  Segundo Freud " O sonho é a estrada real que conduz ao inconsciente".


Conforme Nestor Vaz, integrante da escola de psicanálise Letra Freudiana,  em artigo publicado aos 21 de julho de 2012, Globo Ciência, "os sonhos têm a função de manter o sono, e começam quando a pessoa está prestes a despertar. Como o sonho tem a ver com a vida inconsciente, segundo os conceitos da psicanálise freudiana, é durante o sono que ela se manifesta. Freud, por meio de suas interpretações, defendeu essa teoria, indo de encontro ao que pregava a ciência, para quem os sonhos eram tidos como o lixo do pensamento."


Asim e apesar da importância dos sonhos, quando se está acolhido nos braços de Morfeu,  não é esse o propósito desse texto. Como também o  foco proposto não será aquele "sonhar acordado", situação definida e rotulada, pelo sempre recorrente Freud como "característica infantil e neurótica" e, por estudiosos, inclusive, Neurocientistas no passado, como "falha da disciplina mental, ou pior".  

Esses sonhos foram resgatados no presente uma vez que pesquisadores descobriram virtudes no sonhar acordado e que tais sonhos podem ser bastante comum e úteis. Defendem essa teoria pesquisadores como, Jonathan Schooler e Jonathan Smallwood, da Universidade da Califórnia, em Santa Barbara; Eric Klinger - Psicólogo da Universidade de Minnesota e outros.Cientistas descobrem virtudes de 'sonhar acordado' - Publicado em 05 de julho de 2010 - Terra - Ciência.



Os sonhos a que nos referimos são aqueles que invadem a nossa alma - não são pueris ou devaneios e,  tornam-se metas em nossas vidas. Muitos sonham em ter carro, roupas, casa, apartamento de luxo e se dedicam a amealhar dinheiro para tal, independentemente de quantos ou o quê necessite deixar para trás na materialização de seu sonho.



Alguns sonham com fama, reconhecimento público e financeiro. Nesse aspecto muitas vezes são encontrados pessoas com dons artísticos, culturais,  profissionais de outras áreas, mas aos quais a possibilidade de tornarem-se medalhões em seu campo de ação tornam-se objetivos veementemente perseguidos.


Outros sonham em tornarem-se pessoas dedicadas a servir aos seus semelhantes. Assim, muitos deixam suas casas, suas famílias, suas cidades e até mesmo seus países de origem  e transformam-se em sacerdotes, freiras, missionários, voluntários de todas as profissões, realizando-se no ato de doarem-se.


Há os que sonham com coisas mais rotineiras. Cuidar de suas famílias, seus filhos e vê-los aptos a realizarem-se pessoal e profissionalmente. Sonho comum e que pode exigir dos "sonhadores" esforços sobre-humano, principalmente se considerarmos as desigualdades sociais no Brasil. Para a grande maioria dos habitantes da Zona Rural no nordeste brasileiro e em outra regiões, onde há, historicamente, famílias numerosas, salários baixos e raridade de bons administradores públicos é realmente sonhar alto a  capacitação, a Universidade, a realização das potencialidades dos filhos.


E os casais? O seu sonho pode ser o dele. O sonho dele pode ser o seu. MAS, O SEU SONHO NÃO TEM QUE SER O SONHO DO SEU AMADO E VICE VERSA. O casal pode sonhar junto. Mais que uma coincidência tal acontecimento é a certeza de que um completa o desejo do outro e um representa para o outro a convivência/parceria que não deseja perder.


E os sonho pessoais, individuais e intransferíveis. Aqueles que existem lá no cantinho do coração, que alimentam o dia a dia enchendo as pessoas de esperanças e motivações. Estes, por vezes resultam em impasses de embaraçadas soluções.

Muitos iniciam com sonhos comuns. Crescer juntos, viajar, ter filhos, casa própria. A medida que o tempo vai passando os sonhos podem mudar. Gerir as diferentes aspirações pode ter como consequência privações, frustrações e retardamentos. O sonho de um é poder, finalmente, fazer aquela viagem a cidades históricas, enquanto o outro não quer, sequer, ouvir falar em tal coisa. Um, só espera a aposentadoria para poder realizar seu sonho de viver onde não tenha compromissos com hora, obrigações com familiares e coisas que, sob sua ótica, dificultam a relação"; o outro quer poder dedicar mais tempo a si mesmo, passear com seu companheiro e resgatar laços familiares, afinal, passou a vida toda correndo de um lado para o outro sem tempo para si e para os seus.


Acreditem, são muitos os aspectos que ameaçam os sonhos. O excesso de ambição de um, a apatia, a ausência de projetos do outro ou mesmo a existência de um plano incompatível com os desejos do outro; as pressões familiares e sociais que cercam as pessoas; a ausência de diálogos e a temível oração do eu sozinho: eu quero, eu decido, eu faço, simbolizando: você não conta, não tem vontade, só acompanha.


Encontrar o equilíbrio passa pelo respeito ao sonho alheio. Passa também pela não desistência do seu. É estar diligente,  cuidadoso consigo e com "sua cara metade". Se respeitar e respeitar os demais. Principalmente, acumule  ânimo, coragem, para seus sonhos, agindo com serenidade de modo a possibilitar concessões em prol de objetivos, de modo que o sonho e a realidade possam acontecer harmonicamente. 


SONHE, PLANEJE, VIVA!


Nenhum comentário: