Quem sou eu? O que faço

Minha foto
João Pessoa, Paraíba, Brazil
Quem sou? O que faço. Sou Maria de Lourdes, tenho, agora, 62 anos, esposa, mãe e avó, formação jurídica, com pós graduação em Direitos Humanos e Direito Processual Civil, além de um curso não concluído de Filosofia. Conheci os clássicos muito cedo, pois não tinha permissão para brincar na rua. Nosso universo – meu e de meus irmãos – era invadido, diariamente, por mestres da literatura universal, por nossos grandes autores, por contistas da literatura infanto-juvenil, revistas de informação como Seleções e/ou os populares gibis. Todos válidos para alimentar nossa sede de conhecimento. Gosto de conversar, ler, trabalhar, ouvir música, dançar. Adoro rir, ter amigos e amar. No trabalho me realizo à medida que consigo estabelecer a verdade, desconstruir a mentira, fazer valer direitos quando a injustiça parece ser a regra. Tenho a pretensão de informar, conversar, brincar com as palavras e os fatos que possam ser descritos ou comentados sob uma visão diferente. Venham comigo, embarquem nessa viagem que promete ser, a um só tempo, séria e divertida; suave e densa; clássica e atual. Somente me acompanhando você poderá exercer seu direito à críticas. Conto com sua atenção.

sábado, 28 de julho de 2012

SEXAGENÁRIA OU SEXY ?

REFLEXÕES AOS SESSENTA.
UMA VIDA!

Sempre me questionei dos sentimentos que cercam as pessoas à medida que vêem o mundo mudar a sua volta. Indagar e escutar explicações interiores foram rotinas em minha existência. Pedir e agradecer, também. O riso frouxo, a veia cômica sempre pulsante, lado a lado com o choro fácil, a tendência ao drama, à tagarelice em contraponto a responsabilidade, a persecução de objetivos são traços de minha personalidade.

Dentre as minhas convicções uma se sobressai. A certeza de que, ao nascer mulher, a natureza me ofertou a grande opção de minha vida. Sempre me senti perfeita nessa condição. Jamais tive preocupações estéticas que viessem a tirar o brilho dessa maravilhosa experiência. Vivi, a cada tempo, todas as emoções que o gênero feminino coloca ao alcance de seus membros. 

Amei e fui amada. Acalentei dentro de mim o amor Eros. Vivi a paixão dos verdes anos e, sem traumas, consegui ir transformando sentimentos, tornando-os maduros, quase sem arroubos. Fieis as mudanças do corpo, da psique e da alma. Não existe, nesse contexto, feminil, emoções sadias e maravilhosas que eu não tenha experimentado.

Perto dos  catorze anos tive o meu primeiro namorado. Quase platônico. Assim o digo porque admitir, para mim, que estava namorando me deixava envergonhada. Esse início vivi em Santa Rita, minha pequena cidade natal. A gruta onde tantas vezes rezei pedindo a Nossa Senhora de Lourdes, Paz, Saúde e Amor para meus pais, meus irmãos e todos os meus familiares, ouviu também minhas preces compatíveis com a minha idade, com a minha Fé.

Pedi, inúmeras vezes a Santa pela Paz Mundial, pelos pobres, pelos doentes e tive, secretamente, o hábito de olhar naquela direção todas as ocasiões em que me senti, por algum motivo, desassossegada.


Desse modo elevei meu pensamento a Nossa Senhora de Lourdes rogando que não deixasse meus pais tomarem conhecimento de que eu estava namorando. Ou mesmo, me indagando sobre o fato de que tê-lo deixado pegar em minha mão pudesse me impedir de receber a Sagrada Eucaristia. O meu mundo era realmente muito diferente dos dias atuais.

Cresci. Conclui meu Curso de Direito. Casei. Me tornei mãe. Me divorciei e casei novamente. E, de repente, sessenta anos, bem vividos. Onde a tônica tem que ser o AGRADECIMENTO. Sim porque vinda de PAIS maravilhosos. Simples, honestos.

Ele, homem que iniciou sua vida como agricultor e, aos dezessete anos viu partir o seu genitor, sofreu o golpe e continuou sentido sua perda até o dia em que ele também se foi.

Ela, filha querida de um autodidata, um homem simples, modelo de honestidade e que, numa visão rara para a época a levou para estudar em colégio interno, de onde, segundo suas palavras, sairia professora e não dependeria de um marido para sobreviver.

Mas, falar sobre eles daria não uma página, duas, três....se faria necessário o resto de meus dias e quiçá a eternidade. Sim, pois a graça de ter nascido filha de Álvaro e Luzia, com certeza absoluta traçou o meu caminhar, a minha forma de ver e entender a vida. As falhas, debito-as ao livre arbítrio, as minhas possibilidades de decidir entre essa ou aquela atitude.

 O amor, a confiança, a dedicação e a paciente insistência que dedico as minhas metas podem ser atribuídas a herança genética e social dessas maravilhosas criaturas. Os erros não. Foram e são exclusivamente meus. Fazem parte de minha aprendizagem, meu crescimento como eterna aprendiz.

Entretanto e mesmo com a origem abençoada com que fui agraciada por Deus, a minha grande conquista não se revela nas razões de um pedido deferido, de um recurso provido, de uma unanimidade obtida. 


Não foi com a “beca “ a minha maior e melhor performance Com absoluta certeza o ápice de honrarias recebidas aconteceu para mim quando me tornei mãe. Este é o meu tesouro. Esta é a justificativa para a luta diária, para o progresso interior, para valorizar cada momentos, cada dia.

Nesse contexto extremamente pessoal, ser mãe sempre foi um desejo em minha existência. Desde muito cedo resolvi que se não me tornasse mãe biológica, seria por adoção. Porém não necessitei recorrer a adoção. Deus me fez mãe. Os meus filhos, dois, um homem e uma mulher. Cujo pai, Charles, não mais está entre nós. Sadios, inteligentes, amorosos, lindos aos meus olhos. Tudo o que uma mulher pode idealizar em relação à maternidade.

Primeiro, aos 28 anos, já considerada prímipara idosa, tive a felicidade de ver nascer Fred, meu filho primogênito. Nessa hora passei a dimensionar a palavra com outro significado. Eu que me acostumara a ser filha, mãe, tia...me transformara em mãe. 


Aquela criaturinha pequena, indefesa, sangue de meu sangue, carne de minha carne, trouxera para mim a mais forte experiência que se possa imaginar. Neste período vária pessoas foram importantíssimas, entre muitas: uma médica amiga, neo-natal, de nome Eugênia Emília; uma amiga transformada em mãe de leite, Ana Gláucia; “Maria Jorge” uma Senhora que há muito trabalhava na minha família e que por sua amizade e dedicação tornou-se uma grande amiga de todos nós; minha mãe, Luzia, amiga número um e companheira de todas as horas e muitas outras, familiares ou não.

No primeiro ano, como mãe, vivenciei os medos característicos de mães de primeira viagem; fiquei maravilhada ao menor gesto, ao primeiro sorriso. Com emoção vi que já se virava no berço, que já se sentava, que dava os braços pedindo colo, os primeiros passos. Tudo era beleza ante os meus olhos, tudo era festa para o meu coração.

Ao batizá-lo o vesti de calça comprida em cetim, camisa de manga longa e nervuras no peito e, uma linda gravata borboleta. Correu a Igreja toda, chamou a atenção, sorriu com o sal e chorou com água gelada da Pia Batismal enquanto os Padrinhos, Paula e Fernando sorriam apresentando-o a Comunidade Católica.

Assim foi com Fred, a quem o Pai chamava de Campeão ou de Vida e tantos outros nomes carinhosos. Mas o tempo passou, a criança cresceu, o menino sonhador, criativo, capaz de mergulhar horas num mundo imaginário povoado por criaturas fantásticas, onde a aventura o transportava, dando-lhe contentamento, paz,  se desenvolvia a olhos vistos
Um belo dia descobri: meu filho cresceu, é um homem. Constituiu sua família, trouxe-me mais uma filha, Lílian por quem agradeço todos os dias, pedindo a Deus que abençoe cada dia dessa menina que se tornou a mãe de minhas netas. Lílian, nora que em nada segue os parâmetros tradicionais de rivalidade. Uma pessoa querida, incentivadora de novos desafios, uma grande mulher. Hoje, quase transformada apenas na Mãe de Ceci e/ou, na Mãe de Carol, pelo menos para os mais novos da família. Com a chegada de Lílian veio também um novo status: virei avó.

No ano de 1982, mais uma vez fui transportada a um mundo cheio de amor, ternura, cuidados e zelo. Nasceu a minha boneca. Minha filha. Desde o seu nascimento caí de amores por aquela criança de rostinho redondo, olhos grandes e uma boca que de tão vermelha parecia ter nascido de batom. Luzia, este é o seu nome, fechou meu ciclo reprodutivo e o fez em grande estilo.

Nasceu no sertão da Paraíba, viera ao mundo quando, no oitavo mês de gestação, resolvi passear e visitar minha irmã em Santa Luzia. Sua chegada foi um tanto tumultuada, nasceu em Piancó, alto Sertão. Era tão linda que emocionava, foi crescendo e mostrando que além de linda era inteligente, comunicativa, carinhosa e tagarela. Foi batizada em Santa Luzia, vestindo uma linda camisa de batismo – branca e toda bordada. Seus Padrinhos José Álvaro e Lúcia, meu irmão e sua mulher a quem até hoje devotamos amor e carinho.

Foi crescendo, sempre cercada de primas e amigas, corria a vontade com Luíza, Juliana, Ana Zéa. Mas havia alguém que se destacava no quesito cumplicidade: Kaline, a prima com quem dividia meus perfumes, falava em código, comungava do mesmo medo de desconhecidos e da preocupação de perder entes queridos. Entre as amigas Virgínia, Lílian, Regina e Michelle. Nesse universo havia espaço para meninos, o seu irmão Fred, seu primo Alvinho, nossos vizinhos Moisés e Jorge e um pouco mais tarde Leones (Léo) que se tornaria cunhado de Fred. Hoje, lembro das vezes que enchi o carro para levá-los a um show e, na madrugada, ir buscá-los. Sempre, prazerosamente.

A menina transforma-se numa mocinha. Primeiro, houve um comportamento compatível com sua idade. Como todas aprendia músicas, adorava os “Mamonas Assassinas”, falava em paqueras. Namorar mesmo nunca me deu problemas. Um namoro rápido com um primo e vários anos tranqüila. Fiquei muito agradecida a Nosso Senhor. É que eu quando mais nova gostava, “só um pouquinho”, de namorar. Luzia, foi a adolescente que toda mãe deseja.

Já uma moça, continuou dando alegrias a mim e ao Pai. Fez sua Faculdade, concluiu seu curso e, casou. Ganhei mais um filho, Léo – Leonardo, quem o conhece sabe que não preciso gastar palavras para dizer quem ele é. Costumo dizer que é puro, diferente. 


Um rapaz bonito, sorriso largo, inteligente, dotado de uma força moral demonstrada desde o primeiro contato. Um genro que não precisou se esforçar para ser visto como um filho. Uma pessoa querida a quem entregar minha filha, um dos maiores tesouros da minha vida, foi como aninhá-la em novo e protetor abraço.

Entretanto não haveria justiça nesta reflexão se aqui não fossem incluídos os meus irmãos. Pessoas a quem dedico um grande amor. Diferentes entre si e tão iguais no trato das grandes necessidades, na afetividade e na certeza de sermos a síntese dos anos de dedicação, carinho, amor. Afeto responsável, capaz de dizer sim quando deveria e, dizer não, quando se fazia necessário. Meus irmãos, sobre quem eu costumava brincar, atribuindo aos dois primeiros às características marcantes de serem: a primogênita e o “filho homem”. Eu, a terceira, dizia, entre risos, que era fruto do   descuido, aquela que viera sem ser planejada, numa época em que o planejamento familiar era feito com a famigerada tabela.

Bom, independentemente de tal fato jamais me senti menos amada de que meus irmãos mais velhos ou mesmo do que os mais novos. Sim, porque somente para que eu não fosse a última – fechasse o ciclo da reprodução – vieram mais dois Eu me tornei a do meio. Algumas vezes ouvi minha mãe dizer: “vocês mais velhos já estão bastante crescidos para fazerem uma besteira dessa” e, no dia seguinte ouvia: “vocês, os três, são muito pequenos para tomarem decisões.....”, nessas ocasiões não conseguia processar no meu cérebro se eu já estava crescidinha ou se era uma pirralha. Dúvida cruel.

Assim são os meus irmãos, Paula, a mais velha, naturalmente séria. Competente em todos os segmentos de sua vida. Capaz de dedicar-se com afinco sob os processos da Defensoria Pública como se fosse à última chance dada na vida daquele que está sob a chancela da Lei. Sua capacidade de doar-se como mãe e mulher tornam singular o seu casamento, tendo na figura de Fernando um pai amigo para suas filhas, carinhoso, uma pessoa digna.

Suas filhas, adultas, conscientes e a exemplo de seus pais com Formação Superior sendo, respectivamente a mais velha, Representante do Ministério Publico - Fernada; a segunda, Veterinária com Doutorado - Giovanna e, a mais nova, com formação superior em Ciências Contábeis e em Ciências Jurídicas e Sociais, com Doutorado - Gabriela. Criaturas maravilhosas as quais sinto-me honrada por tê-las como sobrinhas, respeitando as características de cada uma, que vão da generosidade, passando pela saudável sagacidade e, finalmente pela persistência e competência. Assim são essas grandes garotas.

Meu irmão José Álvaro. a quem dedico um profundo sentimento. Irmão, amigo, protetor e companheiro. Sempre contei com ele nos momentos de grandes dificuldades em minha vida. Um ser humano fantástico, de memória seletiva ou, como dizem os filósofos, de esquecimento seletivo. Capaz de esquecer muitas coisas para lembrar apenas o que é importante, o que lhe é significativo.

José Álvaro que na sua missão de salvar vidas, no exercício da Medicina, conseguiu vencer sua própria natureza. Menino avesso a tudo o que denotava sofrimento. Incapaz de suportar a visão do sangue, de enfrentar as dores alheias ou as de sentido próprio. Amado e festejado não só por familiares. Na rotina de agradecimentos pessoas simples, idosos e idosas, abandonados da sorte, filhos de ninguém, criaturas de Deus, sempre com uma prece nos lábios, com boa vontade e amor no coração colocando o “Doutor” em verdadeiros pedestais por ter, em algum momento aliviado o sofrimento, ajudado a preservar dignidade, a funcionalidade, a vida

 O meu irmão cujo registro nesses sessenta anos revela responsabilidade, zelo, carinho e, acima de tudo, amor à família, aos seus, e aos que dele necessitam. Sua prole, filhas e genros, filho e nora, neta e netos, representam a continuidade da história familiar, uma marca indelével onde se repete, também, a trajetória dos pais. Nessa parte do núcleo familiar uma tendência dominante, a presença de uma Advogada/Enfermeira - a nossa Ana Carolina, cujos olhos lembram um riacho de águas claras;  uma Contadora, Ana Zéa - cujo sorriso de menina  desarma qualquer pessoa,  e um Advogado - Álvaro Neto, ex- amante de vaquejada e ora atual marido de Neudja e pai de Alvinho. Todos, brilhantes e promissores.

Socorro, minha irmã mais nova, Centrada, extremamente competente, dona de um senso de justiça que extrapola, em muito, o que se vê rotineiramente. Os seus olhos, grandes e castanhos, desde criança refletiram o grande amor que há em seu coração. Por vezes e aparentemente exigente, se o é,  inicia consigo mesma posto que perfeccionista. Como rotina busca dar o melhor de si. Sempre primando pela ética.

Nossa família, multidisciplinar no quesito profissional, com. Socorro abriu sua excursão na área de exatas. Engenheira Civil, buscou no Serviço Público Federal a sua realização. Desde a mais tenra idade demonstrou firmeza de caráter e senso de justiça. Incapaz de um gesto vazio, minha irmã sempre exigiu de si muito mais do que dos outros. Diuturnamente comprometida com os seus, com sua convicções.

Hoje, reside com sua família, marido, Carlos e filho, Iuri, em Salvador. É a que se encontra mais distante, em termos geográficos pois, no quesito assistência,  não passa um único dia sem ter contato com nossa mãe. Está  sempre presente, sempre disposta a ajudar. Acolhedora, recebe como poucos. Ser sua hóspede é ter a certeza de atenção e diversão.

Finalmente, fechando o ciclo família temos Fábio. Meu irmão mais novo com características tão próprias. Vai, em segundos da condição de muito amado a de abusado. Dono de um jeito de ser todo diferente não se reprime, fala o que sente vontade, capaz de gestos que nos leva ao desespero e ao mesmo tempo de atitudes amigas, fraternais.

Inteligente, se submeteu e foi aprovado em vestibulares como Engenharia Civil na UFPB, tendo cursado até o quarto ano; Administração, também na UFPB, sem concluir o curso e, finalmente concluiu com brilho na  primeira turma da UFPBA do Curso Superior em Técnicas de Corretagem Imobiliárias.

Irreverente é pai de Luíza, Juliana, Júnior, Daniela, Fabiana, Ana Carolina, Isabela, Mariana e Rachel. Sua prole, diga-se de passagem, agraciada com a beleza, reflete seu universo diferente, onde as paixões correram soltas. Meu irmão é assim, caracteristicamente extremista, com padrões de comportamento próprios, mas nem por isso menos amado.

Ao longo desses anos colecionei amizades. Pessoas queridas, parentes ou não, tias, tios, primas, primos com quem contei ou conto em momentos de amenidades, de necessidades, de alegria ou de sofrimento. Cada um com o seu modo de ser. 


Da época de menina destaco Fátima, uma prima muito querida e Silvana, também prima que, inclusive morou conosco. Da adolescência, Neuman, minha tia quase irmã. Dos colégios destaque para, Valdenise e sua irmã Eliane, no Colégio Nossa Senhora das Neves; Rosângela, Lúcia oliveira, Franceclaire, Ivynha no Colégio Lins de Vasconcelos. As demais perdoem minha falta de memória.

Em minha casa, já dona de minhas decisões me tornei amiga de uma pessoa fantástica. Uma senhora da idade de minha mãe, Maria do Carmo Moura, esteticista e dona de um enorme coração e que me ajudou na vigilância diária uma vez que o trabalho me mantinha de certa forma longe de meus filhos mais tempo que o desejado. Como domésticas amigas contei ainda com Helena e Vera.


No trabalho muitas são as pessoas queridas, assim e em razão da proximidade e confiança não posso esquecer Estelídia, Nabor, Graça,  Marcus na antiga FUNDAP;  Salete, Cynthia, Zilka, Rachel, Solange, Souto, Eudes (amigo desde a adolescência) na PGE e tantos que me honram com sua amizade que fica difícil enumerar sem cometer injustiças. Peço desculpas e esclareço que cabem todos dentro do meu coração.

São sessenta anos, neles um registro especial. Há cinco anos acreditava que já havia fechado um ciclo em minha vida. Que num natural declínio não mais havia espaço para outras coisas que não fossem filhos, família e trabalho.


Jamais me senti velha ou acabada. Acreditava sim que já vivera todas as emoções nesse sentido. Mas eis que, mais uma vez, a vida me surpreende. Assim, do nada, como se ouvisse a narrativa da história de outra pessoa me vi envolvida numa nova situação. Eu que já me definia como “aposentada” vi surgir em minha história um novo recomeço.

No final do ano de 2006, eis que surge alguém que passa a fazer parte de minha história. José Humberto é o seu nome. Com ele revivi um aspecto de minha vida que estava adormecido.


Recomecei a viver as situações que envolvem relações adultas. Em minhas lembranças havia a decisão de não casar novamente. Ficara com dois filhos e sempre tive a preocupação de como seria a nossa existência a partir de um novo casamento.

O novo casamento me trouxe um companheiro com virtudes e defeitos semelhantes aos meus. Claro que dois adultos acostumados a decidirem o que lhes diz respeito, invariavelmente, têm que encontrar pontos de equilíbrio para somar na relação. 


Meu marido, uma pessoa maravilhosa e que como todo ser humano por vezes tem atitudes diferentes das que seria a desejada por mim. Nada demais, situações normais que cercam duas pessoas com histórias de vida, formação, interesses e grupos familiares diferentes. José Humberto por nossas escolhas é o meu amor maduro, consciente, acredito piamente que será o meu canto do cisne.

É isso e aqui estou eu. Não vou ser otimista a ponto de definir esta como a melhor idade. Somente sei que me sinto bem. Olho para dentro de mim e não encontro erros que me constranjam, que não possam ser justificados pela conjuntura que cercava a situação. Lógico que foram erros, hoje sei que não os repetiria. Sei também que cada idade tem posturas que lhes são peculiares, as atitudes que tomamos aos 20, aos 30 ou mesmo aos 40, creio eu, jamais seriam repetidas aos sessenta. 


Mais engana-se quem me imagina como uma recatada senhora. Convivo com o tempo conforme ele vai caminhando. Fui menina, fui mocinha, fui jovem, adulta, hoje, idosa diante da Lei. Mas qualquer que tenha sido a época, em todas fui mulher, gênero feminino. Assim, continuo a vivenciar essa dádiva divina. Se não dá mais para usar biquíni, besteira, uso um maiô cuidadosamente escolhido para esconder o que não me favorece e realçar o que realmente me embeleza.

Se não posso usar os adorados sapatos vermelho de salto agulha, troco-os, conservando a cor e adaptando o salto. Se não há como ostentar aqueles maravilhosos decotes, a gente inventa, coloca transparências, uma fenda, um detalhe em renda, o importante é sentir-se bem.


Até porquê se existem limitações decorrentes da idade, nos tornamos mais sábias, Usamos nossa inteligência para driblamos o que possa nos causar restrições. Esse é um aspecto interessante dessa nova fase do nosso viver.

Se os cabelos embranqueceram, deixa-los natural é hoje “chic’. Muitas são as estrelas hollywoodiana que fizeram essa opção. Se antes era sinal de decrepitude, hoje já tem um significado de independência, rompimento com a tirania dos padrões de beleza ditado por salões e academias. Desfilo os meus me sentindo poderosa. Sim porquê aos SESSENTA NÃO ME SINTO SEXAGENÁRIA E SIM SEXY, DE NOVO. POIS SE O FUI AOS TRINTA, HOJE ME SINTO DUPLAMENTE SEXY, SEM OBRIGAÇÕES ESTÉTICAS , SEM MEDO DE SER FELIZ.


Bom essa é a minha análise, se concordam agradeço mas, se discordam  e quiserem expor suas observações estou aberta a ouvi-los.

11 comentários:

PERSEVERÂNÇA disse...

Sua história de vida é um exemplo a ser seguido por todos, me rendo em sua biografia, maravilhosa.
Quando foi indicado por uma amiga visitar seu blog, não poderia pensar que iria ter um livro, isso mesmo, sua palavras, seus conselhos e suas indicações embutidas nas entrelinhas, pode ter certeza que a partir de hoje procurarei ser melhor.
Agradeço por colocar mais esta página na internet com palavras temperadas com sal conforme o apóstolo Paulo nos orienta, usar de palavras brandas e moderadas temperadas com sal, pois são delas que dirão quem somos nós.
Deixo um abraço fraternal e um fim de semana harmonioso regado de muita saúde para todos de seu lar. Sinta-se sempre bem vinda ao Perseverança.
Nicinha

Kaline Mayumi disse...

Ai, Lourdinha... Linda Biografia! Me emocionei bastante, viu? Idade é um conceito relativo. Você está mais SEXY e VIVA do que nunca!!!!!!!
Eu te amo, Lourdinha!

Kaline

Lúcia disse...

Você me fez voltar ao tempo, lágrimas escorrem em minha face, vivi suas palavras em cada etapa. Beijos

Luzia disse...

Choro, emoção, orgulho... Verdade, simplicidade, inteligência, sabedoria, felicidade, exemplo, modelo, maternagem, feminilidade, vida, humanidade!!! São algumas palavras que podem me ajudar a descrever tudo que o seu texto me levou a sentir e pensar. Te amo muito mainha, e agradeço verdadeiramente a Deus por ter nascido de ti e ser tão amada. Beijos e muuuitos Parabéns! Somos agraciados por te-la perto de nós, saiba disso, muitos sabem que digo a verdade!

Luzia disse...

P.S.: Queira Deus eu chegue aos 60 tão bonita quanto você. Bjssss.

Cynthia Pessoa disse...

Que maravilhosa biografia Lourdinha! Eu sinceramente não conheço nenhuma mulher, na sua idade, que tenha a jovialidade, a alegria de viver e o "sexy-appeal" que transparece em você. Fiquei muito feliz e honrada em fazer parte de sua lista de amigos queridos. Saiba que a recíproca é verdadeira. Tenho muito orgulho de ser sua amiga e companheira de trabalho. Beijão!!!!

Leonardo Dantas disse...

Antes de ler, ouvi falar muito bem deste seu texto biográfico. Fez sucesso. Mas somente agora tive um momento tranquilo para lê-lo dedicadamente, como gostaria.
Posso dizer que é um texto intensamente emocional, afetuoso, que celebra os principais momentos de sua existência singular...
Você é uma mulher forte. A vida lhe fez assim. O aprendizado que a senhora tira de cada situação é o que mais me impressiona. Você cresce em idade e sabedoria.
Parabéns pelos seus "SEXssenta" anos de muita vida e saúde, comemorados em Salvador, ao redor de pessoas queridas, que é o que você mais gosta.
Parabéns mais uma vez!

TANIA MARA disse...

Oi Maria de Lurdes!
Como vai?? Espero que bem.

Sabe? As vezes eu também sinto essa "preguiça" de blogar. A gente diz preguiça mas é cansaço, nessas horas só penso em dormir para recuperar as energias. O meu trabalho é diferente do seu, é mais braçal mesmo. Acho q já te disse que trabalhamos, eu e meu marido, de caseiros num sítio?? Aí ja viu, se der mole o mato toma conta rsrsrrs.
Mas não desmerecendo o seu trabalho é claro. A gente trabalha com o corpo e vc com a mente. As duas coisas cansam.

Um grande abraço querida e muito obrigada pelo carinho.

Não esquece de experimentar o sanduíche de atúm. Eu já experimentei, é uma delícia!!

Fernanda Nóbrega disse...

Tia, estou muito emocionada. As palavras ficaram "tímidas", diante da maravilha que tive a alegria de ler agora.
O seu relato é extremamente fiel ao que a senhora é e viveu nesses 60 anos de existência.
Como é linda a minha tia, em todos os aspectos.
Te amo muito!!!
Nanda

Anônimo disse...

Tia,

Como é bonita sua história, sua garra, sua fé e seus princípios. Se desde sempre te queria perto de mim, imagina estando na minha vida "duplamente"kkkk.
Uma pessoinha com um coração gigante, filha totalmente dedicada, mãe coruja sim, e com orgulho pois seus filhos são verdadeiros tesouros.Esposa querida, que tira sorrisos do meu avó jamais vistos por mim.Prova viva de que não há idade para ser "mais feliz"!
Como Luzia falou, quero eu tb está aos 60 anos com essa elegancia, sorriso nos lábios, e muita alegria de viver.
Até pq uma das minhas metas é ser uma "veia massa" kkkk
Amo muito vc, desde sempre!
Xero bem grande.
Luíza Henriques

Mirna disse...

Uma grande mulher pode ser sexy. Não importa a idade, mas a maneira de ser de cada um. Gosto de me sentir sexy usando alguns perfumes femininos importados, ou o uso de sapatos com saltos. beijos