Quem sou eu? O que faço

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João Pessoa, Paraíba, Brazil
Quem sou? O que faço. Sou Maria de Lourdes, tenho, agora, 62 anos, esposa, mãe e avó, formação jurídica, com pós graduação em Direitos Humanos e Direito Processual Civil, além de um curso não concluído de Filosofia. Conheci os clássicos muito cedo, pois não tinha permissão para brincar na rua. Nosso universo – meu e de meus irmãos – era invadido, diariamente, por mestres da literatura universal, por nossos grandes autores, por contistas da literatura infanto-juvenil, revistas de informação como Seleções e/ou os populares gibis. Todos válidos para alimentar nossa sede de conhecimento. Gosto de conversar, ler, trabalhar, ouvir música, dançar. Adoro rir, ter amigos e amar. No trabalho me realizo à medida que consigo estabelecer a verdade, desconstruir a mentira, fazer valer direitos quando a injustiça parece ser a regra. Tenho a pretensão de informar, conversar, brincar com as palavras e os fatos que possam ser descritos ou comentados sob uma visão diferente. Venham comigo, embarquem nessa viagem que promete ser, a um só tempo, séria e divertida; suave e densa; clássica e atual. Somente me acompanhando você poderá exercer seu direito à críticas. Conto com sua atenção.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

PERFUME, AMOR E VIDA. - PARTE II

O DESPERTAR

Os Cheiros, os odores, têm, ao longo dos tempos, permitido aos humanos, desenvolver sensações, que trazem a tona emoções as mais variadas possíveis. Por vezes aguçam a imaginação tornando-se uma cortina tênue a brincar com os nossos mais recônditos sentimentos. Noutras ocasiões tiram de dentro de nós lembranças que por si só causam certo mal estar.

No terreno da afetividade, o nosso sentimento em relação a alguém tem o condão de transformar o seu cheiro em algo particular, característico, único. Um parceiro no jogo da sedução, distingue o objeto de nosso desejo, marcando a sua passagem.  Já foi dito que “o perfume é mais que um simples acessório, ele faz o papel da nossa presença”.

Por outro lado é sabido que o sentido do olfato está unido ao sistema límbico do cérebro, que regula os sentimentos, a sexualidade, o temor e o alívio. O cheiro ideal é o que causa conforto e deleite, porque altera a condição da alma, melhora o humor. Muitas são as fragrâncias e, cada uma delas, pode suscitar reações  bastante diferentes entre si. Desse modo o aroma pode ser terapêutico, como é o caso do eucalipto que abre as vias respiratórias; doce, como no caso de amêndoas e outros;  ácidos cítrico, floral, amadeirado e, até, irritantes, como o que se desprende de algumas substâncias químicas. Determinados cheiros têm uma resposta intensa na memória, na disposição de espírito, na energia, na  libido - quando acendem a nossa sensualidade - refletindo, inclusive,  na saúde em geral. 
  
A história registra com ênfase  que a rainha Elisabeth da Hungria, no ano de 1370, criou uma fórmula a partir da concentração de óleos e essências com o nome de “ l’eau de la reine de Hongrie”. Esse  foi o primeiro perfume com fórmula própria, de que se tem conhecimento. Apesar de no século  XIII ser  notório o destaque da França no terreno da perfumaria e de ter sido nesse País que surgiram as primeiras escolas voltadas à formação de aprendizes e profissionais da área, foi, tão somente na segunda metade do século XVIII,  após a Revolução Francesa, que ocorreram avanços significante na produção de perfumes.

Chegara ao fim a parte histórica da perfumaria na qual as  composições se restringiam  a águas misturadas com flores. Começam a aparecer fórmulas que juntam fragrâncias de couro, almíscar e musgos. A partir dessa época o perfume é relacionado a encanto, sedução, simpatia e também ao erotismo. Assim, desde do séc. XIX, a narrativa do percurso deste produto começa a caminhar associada à moda. Nesse contexto a França é apontada como a origem da perfumaria e Paris como o centro da indústria do perfume.

Coerentemente com a evolução o desenvolvimento  da   perfumaria não para, especialmente  no    aspecto técnico.  Até   o século XVIII e início do século XIX a maciça produção das  fragrâncias   era extraída de substâncias   aromáticas     contidas  nas  plantas. Todavia,   a ciência impulsionou o melhoramento nos laboratórios, resultando num    salto   qualitativo.   Há,    com    essas mudanças,   a   utilização   de   substâncias sintéticas  que   imitam  a natureza e, que também ao   ser misturadas, resultam em perfumes exóticos.

Na história da humanidade, com o advento da revolução industrial, fecham-se portas, inicia-se uma nova era, ocorre a adoção de outras posturas. É nessa efervescência que os perfumistas começam a demarcar terrenos, produzindo perfumes que, efetivamente,  marcam épocas, tornam-se símbolo.

Vários foram os processos utilizados na obtenção de perfumes. A evolução de tais procedimentos caminhou pari passo com o desenvolvimento da sociedade humana. A princípio havia a queima de materiais que exalavam aroma agradáveis, o esmagar de flores, a maceração com a mistura dessas em óleo e gorduras,  a destilação, a compressão, a exsudação e outros métodos.

As essências e perfumes resultados do progresso na tecnologia,  paralelamente tornaram possíveis mudanças nas exigências  do público alvo, assim e de acordo com a época,   a preferência alterna entre  os perfumes cítricos, os florais, doces, exóticos,  amadeirados, além de outros,  o que perdura até a atualidade.

O perfume está presente no dia a dia. Convivemos com os que nos individualizam, os que perfumam as nossas casas, os que acalmam, como bálsamos, os que higienizam, os que compõem produtos de tocador como os desodorante, pós, talcos,  leites corporais, óleos, sais de banho, maquiagem e tantos outros itens identificados com a nossa sociedade.

Respeitando sua maneira de ser, cada pessoa busca aquilo que mais se adapta, mais se aproxima de sua personalidade. Há um cheiro para cada tipo de indivíduo seja ele contemporâneo, poético, atrevido, caliente, amoroso, suave. O perfume por vezes é o cartão de visitas do pretendente, do candidato ao emprego, da mulher apaixonada, da criança bem cuidada, do jovem que não se descuida, da jovem que se dispõe a encantar. 


O perfume tornou-se uma das principais formas de comunicação entre os amantes. A cuidadosa escolha de uma fragrância pode sinalizar o sentimento e a intenção dos parceiros.


Há Perfumes e perfumes. A diferença entre esses está em que alguns tornaram-se sinônimos de bom gosto,  caracterizando homens e mulheres, traçando um script destinado a uni-los no fogo da paixão. O perfume é mais do que um simples acessório, ele faz o papel da nossa presença. 

O PERFUME PODE TORNAR-SE O SÍMBOLO DE UMA VIDA –

Segundo o amplamente divulgado em diversos sites, artigos, enciclopédias  é um lugar comum a listagem dos mais famoso perfumes da história da humanidade, de forma que,   repetimos aqui o que é reiterado em termos de melhores do mundo, senão vejamos:

 O número 1. É impossível não se iniciar tal relação  sem mencionar Coco Chanel que além de marcar a moda,  deixou na perfumaria o registro que há 90 anos resume o lifestyle de sua grife: o Chanel N.º. 5, aquele que é considerado o mais vendido de todos os tempos. “Essa é a história do que acontece quando alguém cria algo que se torna tão grandioso que passa a definir sua vida”, descreve Tilar Mazzeo, autor do livro The Secret History of Chanel No.5. 

A fama do Chanel No. 5 atravessou décadas desde que foi incluído na nécessaire de Marilyn Monroe – que dizia usar apenas  duas gotas do envolvente perfume antes de dormir –, igualmente a, Jackie Kennedy, Nicole KidmanScarlett Johansson e até a Marlon Brando, se atribuiu a suposição do  uso desse  perfume. 

Com o tempo, ele se tornou o cheiro oficial da loja,  da marca e símbolo de status e do  amor. Mais do que um item de luxo, a fragrância lendária carrega o peso da assinatura de Mademoiselle Coco, que ao lado do perfumista Ernest Beaux combinou essências de rosas e jasmim para criar “um perfume como nenhum outro."

Um perfume que tem a essência de uma mulher”, disse Chanel.  O lançamento aconteceu em 1920, era o perfume mais caro da época e, depois do status de luxo alcançado pela obra, um episódio marcou Coco: a mudança da fabricação da França para New Jersey, nos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra. “Isso é monstruoso”, teria dito a estilista. Mas um lado dark estava em cena ao mesmo tempo. Uma década depois da criação do Chanel No. 5, Coco vendeu 90% de suas ações, os novos donos internacionalizaram a produção para escapar da invasão alemã à França, mas a própria estilista flertou com o movimento nazista tendo um affair com um oficial da SS durante a ocupação.”
 
 2º - Coco Mademoiselle, Chanel - Criado há dez anos, nasceu com a missão de firmar a Chanel entre as marcas preferidas das jovens. Inspirado em duas consagradas fragrâncias da maison, Chanel Nº 5 e Coco, ganhou o acréscimo de notas frutais, como as de laranja e bergamota, que garantiram caráter mais moderno ao perfume. O toque final na receita de sucesso veio com o frasco: rosa, para cair no gosto das meninas, e com formato semelhante ao do Chanel Nº 5.

3º - J'adore, Dior - Desde o lançamento, em 1999,   a marca francesa investiu pesado para que J'adore fosse vinculado a um universo de luxo e riqueza - a começar pelo anúncio veiculado na época, no qual uma modelo submergia em uma piscina de ouro. O formato do frasco lembra o pescoço alongado por colares das mulheres da tribo massai, na África. Pêssego, orquídea e mandarina são as notas da essência que, até hoje, já originou quatro outras versões. A casa Dior colocou sofisticação e glamour em sua criação a partir da fragrância, passando pelo  designer de suas embalagens, fechando com brilhantismo face um marketing criativo, valorizador e com resposta altamente satisfatória junto ao público consumidor.
 

4º - Light Blue, Dolce & Gabbana - Em 2001, os estilistas italianos Domenico Dolce e Stefano Gabbana desenvolveram um perfume que, como poucos, fez sucesso rapidamente. "Ele combina notas de diversas famílias olfativas, como frutal, floral e amadeirada, mas nenhuma delas tem destaque. Isso assegura aroma delicado, bastante aceito entre as mulheres de todo o mundo", afirma Verônica Kato. Para compor a essência, misturam-se toques de bambu, jasmim e maçã verde. 
 
 
5º - Angel, Thierry Mugler - Lançado em 1992, foi o primeiro perfume a levar notas gourmands, como as de caramelo e mel. "Como o cheiro era bem doce, diferente do que existia até então, ele demorou dez anos para cair no gosto das mulheres", diz Júlia Fernandez, gerente de design olfativo da casa de fragrâncias International Flavors and Fragrances (IFF), em Nova York. Mais de uma dezena de edições limitadas já foram lançadas. Todas, em geral, próximas ao Natal. 


O Perfume Angel de Thierry Mugler é  descrito pelo perfumista como "resultado de uma inusitada e envolvente mistura de inúmeras notas. Nesse sedutor perfume feminino as notas se misturam variando entre brutalidade e ternura, resultando na original e envolvente fragrância frutal oriental. As notas em destaque são o patchouli, o caramelo e a baunilha, seguidas das mais saborosas frutas e encantadoras flores; tudo reunido num charmoso frasco no formato de estrela, que nos leva ao céu."
6º - Pleasures, Estée Lauder - Idealizado em 1995, é uma fragrância floral, com violeta, peônia, jasmim e rosa. "Queridinhas das mulheres, as notas de flores, com apelo romântico, são encontradas em boa parte das essências lançadas nessa época", afirma o perfumista Adilson Rato, da casa de fragrâncias Firmenich, em São Paulo. O sucesso de Pleasures levou a marca a criar cosméticos e outras quatro versões da essência.



7º - Chance, Chanel. Aproveitando o sucesso de Coco Mademoiselle, Chance foi lançado em 2003 com o mesmo propósito: atrair as jovens. Para isso, o frasco ganhou roupagem mais informal e foram incluídas notas de cidra e baunilha. "É o que chamamos de memória olfativa. A estrutura do perfume permanece quase a mesma, fazendo com que a mulher reconheça o cheiro. Mas as novas notas trazem frescor", diz a perfumista Verônica Kato.

Mais uma vez a perfumaria criada por Coco Chanel  olha adiante e descobre a mulher que privilegia a "juventude que a brisa canta".

8º - Trésor, Lancôme"Trésor - Seguiu a mesma filosofia de Angel, de Thierry Mugler: fugir da moda das fragrâncias frescas e investir em uma essência marcante", diz Júlia Fernandez, da IFF. Criado em 1990 para se tornar símbolo da Lancôme e desde então presente na lista dos mais vendidos, traz notas de sândalo, almíscar e âmbar. O sucesso foi tamanho que outras marcas se inspiraram no perfume para criar loções hidratantes e xampus.


9º - Allure, Chanel - A fragrância surgiu no final dos anos 1990, momento em que perfumes considerados inovadores ganharam espaço", diz Júlia Fernandez. Traz notas de jasmim e rosa de maio, presentes em Chanel Nº 5, além de toques de cidra e tangerina. Uma versãocom apelo mais sensual, o Allure Sensuelle, com notas apimentadas, veio logo em seguida.

Com um nome e uma fórmula destinadas a suscitar intimidade Allure Sensualle é um perfume para vestir os namorados em momentos de paixão.


10º - Eternity, Calvin Klein - Em 1987, Calvin Klein presenteou a então esposa, Kelly, com uma aliança que continha gravada a palavra eternity, eternidade em inglês. O perfume nasceu no ano seguinte como uma homenagem a todas as histórias de amor. "E ternity é o símbolo romântico da mulher moderna e por isso virou objeto de desejo", diz Júlia. Leva notas de lírio, frésia e sálvia. R$ 261 (50 ml) Eternity, Calvin Klein.



O PERFUME ESTÁ NO CANCIONEIRO POPULAR: 

COM MESTRE CARTOLA

AS ROSAS NÃO FALAM

Bate outra vez
Com esperanças o meu coração
Pois já vai terminando o verão,
Enfim

Volto ao jardim
Com a certeza que devo chorar
Pois bem sei que não queres voltar
Para mim

Queixo-me às rosas,
Mas que bobagem
As rosas não falam
Simplesmente as rosas exalam
O perfume que roubam de ti, ai

Devias vir
Para ver os meus olhos tristonhos
E, quem sabe, sonhavas meus sonhos
Por fim



NA POESIA:
PERFUMES

Tanto perfumosa é tua pele
Quanto à fulô dos cafezá
Que gruda no vento e saí
Levando teu cheiro pra li pra acolá,

A essência do teu cheiro é a
Única que quero lembrar, e
Mesmo depois de anos, dizer-te
Perfume igual o teu não há,




É cheiro com gosto de inocência 
Repleto de ternura e malícia,
Sei lá, mais acho que és tu
A pura essência da vida.

Foste deusa em meu jardim
E a mais bela flor, e nem mesmo
As margaridas exalam teu teor
Pois és tu minha essência de amor.

ENTRE OS PENSADORES -

Todos querem o perfume das flores, mas poucos sujam as suas mãos para cultivá-las.

A recordação é o perfume da alma. É a parte mais delicada e mais suave do coração, que se desprende para abraçar outro coração e segui-lo por toda a parte.


O amor é o perfume das almas. 
Dom Hélder Câmara


6 comentários:

Luzia disse...

Linda essa postagem mainha. Ainda não li a parte I, mas vou ler. Mais uma vez parabéns, bjs.
P.S.: Esse blog te faz tão bem kkkkkk...
Bjs.

Kaline Mayumi disse...

Querida Lourdinha, seu blog, assim como os perfumes me fazem viajar no tempo... Sabe de uma situação da qual um cheiro me marcou muito? (Espero que Luzia leia isso aqui). Voce guardava muito bem guardadinho um perfume MARAVILHOSO dentro do seu guarda roupa (nao tenho certeza do nome, luzia me corrija, mas acho que era o "Anais Anais"). Quando eu e Luzia íamos felizes da vida aos shows de forró (depois de rezar a "Armadura do Cristão" para nos sentirmos protegidas), ela me chamava no seu quarto, abria seu guarda roupa e dizia "vai logo, bota o perfume antes que mainha chegue". A gente só se sentia pronta pra "balada" depois de borrifar algumas gotas desse perfume no pescoço e punho. Duas adolescentes sonhadoras e encantadas com a magia desse cheiro maravilhoso... Foi essa viagem que fiz no tempo, quando depois de anos (maria ja era nascida) senti novamente esse cheiro ao tia ledinha me perguntar se eu conhecia esse perfume. Cheguei a me emocionar. Luzia tinha que estar presente nessas lembranças. Amo vocês! Parabéns pelo blog.

Kaline Mayumi disse...

O mais engraçado era a gente achar que você não ia sentir o cheiro do seu próprio perfume kkkkkkkkkkkkkkkkk... Logo duas pessoas com a mesma fragrancia... kkkkkkkkkkkkkkk... Estou rindo muito!!! Que tempo Bom!!!!!!!!!

Luzia disse...

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.... mas é claro que me lembro!!! E não foi só com esse não... Teve a época do Anais Anais, do Magnólia, do Ma Chérie... Enfim, ela sempre "dividia" os perfumes conosco, talvez fingindo não saber kkkkkkkkkkkkkkkkkk... Teve a época de "provar" os de Fred e Clayton também (Quasar, Uomini, Stylleto). Depois tivemos os nossos prediletos (Kriska e Salvador Dali), tudo isso faz parte da nossa história com os perfumes!!!

Kaline Mayumi disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Como diz o Rei: são tantas emoções!

Cristian disse...

Eu gosto de mulheres que usam fragrâncias exóticas. Minha namorada tem um perfume com aroma de baunilha e coco que eu amo. Eu acho que existem perfume sedutor que não são caros e têm um aroma requintado