UMA MULHER, UMA MISSÃO.
A historiografia de Maria de Nazaré nos é repassada, no Novo Testamento, através dos evangelistas Mateus, Lucas e João. Com destaque para Lucas cuja graça e suavidade nos incitam à devoção Mariana, o fazendo em linhas traçadas com o olhar luminoso da alma.
A Bíblia nos relata que em Jesus Cristo “o Verbo que se fez carne e habitou entre nós”. Assim, nele a humanidade conheceu “o Filho do homem e ao mesmo tempo Filho de Deus, o Homem predestinado, cuja vinda muda o curso do mundo.” O Messias, enviado para dar liberdade ao povo Judeu oprimido pelo jugo Romano, conduzindo-os a uma outra realidade.
A anunciada vinda de Jesus o seria através de uma virgem. O Ofício de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, nas Vespertinas, assim refere-se: “Deus vos salve, relógio, que atrasado, serviu de sinal, ao Verbo encarnado. Para que o homem suba às sumas alturas, desce Deus do céu, para as criaturas.” Nesta passagem o sol que retrocede representa o Cristo que se rebaixa, fazendo-se homem. “Então Maria é comparada ao relógio, no qual se realiza essa aniquilação do Sol divino.
Outra analogia que se pode fazer é que em Nossa Senhora no momento de sua Concepção Imaculada o sinal da Redenção foi nela impresso antecipadamente, em virtude da previsão dos méritos do seu divino Filho. As sombras do pecado original foram como que recuando para dar passagem a essa alma predestinada, que deva irradiar ao mundo o Sol da Justiça, Jesus Cristo, Salvador dos homens.” Fonte. Urbanomedeiros.com
Segundo os historiadores Maria teria entre aproximadamente 15 ou 16 anos de idade quando se tornou mãe. Descendia da casa de Davi e morava na região da Baixa Galiléia e fora prometida a José de quem ficou noiva. No Evangelho de São Lucas (Lucas 1:26-38): 26. Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré, 27. a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria. 28. O anjo entrou onde ela estava e disse: " Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo". 29. Ela perturbou-se com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30. O anjo, então, disse: “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. 31. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. 32. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. 33. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 34.
Maria, então, perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?” 35. O anjo respondeu: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo,Filho de Deus. 36. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, 37. pois para Deus nada é impossível”. 38. Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo retirou-se.
Definida nas Sagradas Escrituras como a Virgem Maria, desde os primórdios do Catolicismo passou a ser venerada pelos cristãos como a Mãe de Deus. A virgindade de Maria é reconhecida pela igreja católica, sendo um dogma de fé firmado pela Cristandade. Inicialmente como a Imaculada Conceição e posteriormente Assunta ao Céu. O credo na virgindade de Maria durante toda a sua vida surgiu em meados do século VII. Entretanto, foi a partir da Idade Média que a pureza eterna de Maria significava a ausência total de pecado, inclusive, do pecado original.
O Culto Mariano é de veneração dos fiéis para com a Mãe de Deus. O amor que lhe é devotado é aquele que os filhos dedicam às mães.
Nossa Senhora tem nos visitado através de aparições a ardorosos crentes no decorrer da humanidade. Tais acontecimentos criaram verdadeiras ilhas de amor e devoção, onde Maria é revisitada, constantemente por fiéis de todo o mundo. Os santuários em homenagem a Mãe de Deus estendem-se por toda a parte, assim temos como marcos de sua passagem entre nós: o da Madona Negra de Chestochowa, na Polônia, reverenciado desde o século XIV; o retrato de Nossa Senhora de Guadalupe, comemorando a aparição no México, em 1531; Nossa Senhora de Lurdes (França, 1858); e Nossa Senhora de Fátima (Portugal, 1917). Maria (Mãe de Jesus Cristo).
REPRESENTAÇÕES DA MÃE -
NOSSA SENHORA APARECIDA.
Padroeira de Brasil, cujo santuário atrai milhares de fiéis que buscam ver a Santa, original, resgatada pelas rede de um pescador.
NOSSA SENHORA DE FÁTIMA E OS TRÊS PEQUENOS PASTORES .
LÚCIA,
JACINTA e
FRANCISCO.
NOSSA SENHORA
DAS
GRAÇAS.
NOSSA SENHORA DE
GUADALUPE.
A CURA DE JUAN BERNARDINO.
NOSSA SENHORA DA GUIA,REVERENCIADA NO
SANTUÁRIO EM LUCENA NA PARAÍBA, POR
PESCADORES E PELO POVO EM GERAL.
NOSSA SENHORA
DA
IMACULADA CONCEIÇÃO
DE MARIA
NOSSA SENHORA
DE
LOURDES.
A SENHORA ENTRE AS ROCHAS.
NOSSA SENHORA DAS NEVES
A PADROEIRA
DE
NOSSO ESTADO.
NOSSA SENHORA DA PENHA SANTUÁRIO EM JOÃO PESSOA CONSTRUÍDO PELO PORTUGUÊS
SÍLVIO SIQUEIRA EM 1763. A SANTA, APÓS
INVOCAÇÃO, TERIA SALVO TODA A TRIPULAÇÃO QUE NAVEGAVA A COSTA DA PARAÍBA.
INVOCAÇÃO, TERIA SALVO TODA A TRIPULAÇÃO QUE NAVEGAVA A COSTA DA PARAÍBA.
NOSSA SENHORA
DO
PERPÉTUO SOCORRO
A ORAÇÃO SAUDAÇÃO A MARIA.
MAGNIFICAT
A minha alma glorifica o Senhor *
E o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.
Porque pôs os olhos na humildade da sua Serva: *
De hoje em diante me chamarão bem aventurada todas as gerações.
O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas: *
Santo é o seu nome.
A sua misericórdia se estende de geração em geração *
Sobre aqueles que o temem.
Manifestou o poder do seu braço *
E dispersou os soberbos.
|
MÚSICA - MAGNIFICAT, MAGNIFICAT - O LOUVOR, O AMOR.
Magnificat, Magnificat é o canto de amor. Minha alma engrandece a Deus, meu Salvador.
Canta coração, alegre e feliz, com gratidão a Deus bendiz. (bis)
Santo é seu nome que está em toda terra. Puro é seu amor que alegria encerra. (bis)
Nossa união é o milagre de amor vindo de Jesus, o nosso Salvador. (bis)
Deus é um Pai fiel, de ninguém esquece. Obrigado, Deus, ouve esta prece. (bis)
Santo é seu nome que está em toda terra. Puro é seu amor que alegria encerra. (bis)
Nossa união é o milagre de amor vindo de Jesus, o nosso Salvador. (bis)
Deus é um Pai fiel, de ninguém esquece. Obrigado, Deus, ouve esta prece. (bis)
2 comentários:
Adorei teu post, tem santa que eu não conhecia.
Amiga uma linda semana para ti.
Beijos.
http://elizamacramemg.blogspot.com
Muito linda essa postagem. As imagens também estão belíssimas. Bjs.
Postar um comentário