Quem sou eu? O que faço

Minha foto
João Pessoa, Paraíba, Brazil
Quem sou? O que faço. Sou Maria de Lourdes, tenho, agora, 62 anos, esposa, mãe e avó, formação jurídica, com pós graduação em Direitos Humanos e Direito Processual Civil, além de um curso não concluído de Filosofia. Conheci os clássicos muito cedo, pois não tinha permissão para brincar na rua. Nosso universo – meu e de meus irmãos – era invadido, diariamente, por mestres da literatura universal, por nossos grandes autores, por contistas da literatura infanto-juvenil, revistas de informação como Seleções e/ou os populares gibis. Todos válidos para alimentar nossa sede de conhecimento. Gosto de conversar, ler, trabalhar, ouvir música, dançar. Adoro rir, ter amigos e amar. No trabalho me realizo à medida que consigo estabelecer a verdade, desconstruir a mentira, fazer valer direitos quando a injustiça parece ser a regra. Tenho a pretensão de informar, conversar, brincar com as palavras e os fatos que possam ser descritos ou comentados sob uma visão diferente. Venham comigo, embarquem nessa viagem que promete ser, a um só tempo, séria e divertida; suave e densa; clássica e atual. Somente me acompanhando você poderá exercer seu direito à críticas. Conto com sua atenção.

sábado, 19 de maio de 2012

COMO ASSIMILAR ESTATÍSTICA


LEVEZA X PRESSÃO:

Que tal falar sobre algo que seja, a um só tempo leve, ameno e, com conteúdo suficiente para despertar a atenção dos que se aventuram neste blog?
 Hoje, lembrei-me que neste mundo cheio de necessidades de se determinar graus de certeza e incertezas, a estatística é algo que sugere, explicita, gera, em muitas situações, o caminho a ser percorrido. Pode se dizer, sem muitas explicações, que quase todos os setores da sociedade utilizam-se da estatística. 

A estatística é uma velha conhecida da humanidade, seu primeiro registro é em Roma, com o levantamento censitário para se conhecer e precisar o número de nascimentos na população. É bastante conhecida a passagem Bíblica onde José e Maria  realizaram a viagem que os levou até Belém, cidade em que nasceu Jesus. Povos como os chineses, os egípcios, os persas, entre outros, também já faziam cadastros com objetivos bélicos e fiscais.




Atualmente é comum a reiteração estatística nas pesquisas eleitorais, trabalhos de conclusão de cursos, lançamentos diversos, escolhas de empreendimentos, nos estudos,   através da utilização de métodos e análises que são aspectos da investigação, visando detectar uniformização, tendências, estabilidade, ciclos, periodicidades e outros aspectos dos fatos de interesse do pesquisador. 



 Como foi dito, o uso da estatística é variado e se presta a nos fornecer dados inimagináveis ao pesquisador, ocasionando situações curiosas, senão vejamos:

ESTATÍSTICA INTERESSANTE -

Em todo planeta existem mais de seis bilhões de pessoas...Destes, poucos te conhecem...Dos que te conhecem, poucos são seus amigos...Dos seus amigos, poucos te amam de verdade...Dos que te amam de verdade, nenhum tem coragem de dar a vida por você. 
 “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos”  [Jo 15.13].
fonte: www.Oleo precioso.com

ESTATÍSTICAS CURIOSAS:
Está provado que fazer anos é saudável. Estatísticas mostram que pessoas que fazem mais aniversários vivem mais. S. den Hartog, Ph D. Thesis Universtity of Groningen.

A taxa de natalidade é o dobro da de mortalidade, portanto uma em cada duas pessoas é imortal!                                fonte:http:www.cienciahov.org
Um homem com um relógio sabe a hora certa. Um homem com dois relógios só sabe a média. 
33% dos acidentes de trânsito envolvem pessoas embriagadas. Portanto 67% estão completamente sóbrias, a conclusão é que devemos dirigir totalmente bêbados.
fonte:http://www.cienciahoy.org
 
"A morte de uma pessoa é uma tragédia; a de milhões, uma estatística."JosephStalin(1879-1985) (fonte:http://diaboa4.openline.c .com.br/).

Lamento de um estudante: "Se eu tivesse somente um dia de vida, gostaria de ficar numa aula de estatística. Assim o tempo passaria mais vagarosamente."
(fonte: "Ken Stevenson" kenstevo@zip.com.au)

Você viu que o estatístico foi preso? Agora ele tem zero graus de liberdade.
(fonte: bruce.whiteNOSPAM@usa.net (Bruce White)


Torture os dados por um tempo suficiente, e eles contam tudo!
(fonte: mcrsoft@aimnet.com (Barry Fetter))


"Há três espécies de mentiras: mentiras, mentiras deslavadas e estatísticas." -

Estatística é um método sistemático para se ter uma conclusão errada com 95% de confidência.

Estatística é a arte de nunca ter que dizerque você está  errado fonte:ph2008@mail.bris..ac.uk.CJ.Bradfield
97,3% das estatísticas são forjadas.

Tudo tem uma probabilidade de 50%. Acontece ou não.
(fonte: en4bmhd@bs47c.staffs.ac.uk (Hendrik De Vloed))

Você sabia que 87,186145% de todas as estatísticas dizem ter uma precisão que não se justifica pelo método empregado?
(fonte: Helmut.Richter@lrz-muenchen.de (Helmut Richter))

Estatísticas são iguais a biquinis; o que elas revelam é sugestivo, mas o que elas escondem é essencial. - Aaron Levenstein.

Factos são teimosos, mas estatísticas são mais flexíveis. - Mark Twain (1835-1910)



ESTATÍSTICAS INÚTEIS


Pois é,  a estatística  tem  muitos  usos  e   alguns   não   trazem   consigo a pressão habitual de ser exato, de refletir uma pseudo verdade, possibilitar uma crítica ou mesmo ter alguma utilidade, senão vejamos:






























































Um pouco de leveza ao nosso dia a dia corrido, cheio de altos e baixos, traz um certo alívio e nos ajuda a ver o amanhã com mais suavidade.
Conto com vocês para continuar essa história.

3 comentários:

TANIA MARA disse...

MUITO BOM !!!
GOSTEI DA ÚLTIMA ESTATÍSTICA. A DO MOSQUITO RSRSRSRS

TENS TODA A RAZÃO QUANTO À LEVESA. NOSSOS DIAS SÃO CHEIOS DAS MAIS VARIADAS EMOÇÕES E TEMOS QUE TER UMA VÁLVULA DE ESCAPE PARA NO OUTRO DIA PODER CONTINUAR.

BJOS E ÓTIMO DOMINGO PRA VC

Leonardo Dantas disse...

Ótima postagem! Leve, interessante e divertida... Parabéns!

Maria de Lourdes disse...

Tânia Mara e Léo, boa noite a ambos.

Acho ótimo quando os comentários mostram, a um só tempo, aceitação e referendam aquilo que pretendíamos: nesse caso, divertir e informar sem o peso da seriedade. Bom, parece que consegui meu intento. Obrigada.
Maria de Lourdes