Quem sou eu? O que faço

Minha foto
João Pessoa, Paraíba, Brazil
Quem sou? O que faço. Sou Maria de Lourdes, tenho, agora, 62 anos, esposa, mãe e avó, formação jurídica, com pós graduação em Direitos Humanos e Direito Processual Civil, além de um curso não concluído de Filosofia. Conheci os clássicos muito cedo, pois não tinha permissão para brincar na rua. Nosso universo – meu e de meus irmãos – era invadido, diariamente, por mestres da literatura universal, por nossos grandes autores, por contistas da literatura infanto-juvenil, revistas de informação como Seleções e/ou os populares gibis. Todos válidos para alimentar nossa sede de conhecimento. Gosto de conversar, ler, trabalhar, ouvir música, dançar. Adoro rir, ter amigos e amar. No trabalho me realizo à medida que consigo estabelecer a verdade, desconstruir a mentira, fazer valer direitos quando a injustiça parece ser a regra. Tenho a pretensão de informar, conversar, brincar com as palavras e os fatos que possam ser descritos ou comentados sob uma visão diferente. Venham comigo, embarquem nessa viagem que promete ser, a um só tempo, séria e divertida; suave e densa; clássica e atual. Somente me acompanhando você poderá exercer seu direito à críticas. Conto com sua atenção.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Mitologia Nórdica - Parte III

Ainda os Deuses

De volta aos mitos. A cultura marcantemente oral onde as história, os personagens e suas realizações, ainda que registradas em livros sagrados, passaram de eras a eras, civilizações a civilizações, povos a povos, através do logus - do discurso, das odes, das canções. A mitologia Nórdica não é diferente, os relatos são epopéias de cores fortes e atores divinos. Continuar e encontrar outros deuses, é repassar sagas, reviver aventuras, senão vejamos.

LOKI 

Loki, o embusteiro
Irmão de criação de Thor é um deus extremamente complexo. Diz a mitologia que é um trapaceador astucioso e desafiador de seus pares. Tem o dom da metamorfose podendo se apresentar com a aparência que desejar. São criaturas suas a serpente de Midgard, o demoníaco lobo Fenrir e Hel – a morte. 



Presente em muitas sagas da Mitologia Nórdica impulsiona, com suas provocações e artimanhas o conflito, o confronto, o movimento, alternando aspectos de uma personalidade abusada, e/ou amiga é, ainda, misto de rixento e pacificador. Sempre em contraste, sempre imprevisível.


Exímio mentiroso diverte-se com o resultado de seus embustes. Por outro lado despeja verdades, devendo coerência apenas a si mesmo. Loki é o termômetro da temperatura em Asgard, dizem que sem Loki, os deuses possivelmente pereceriam de enfado. Ausente Loki, não existiriam transformações, ou anacronismo, desenvolvimento – tudo permaneceria estático; com Loki, há a certeza do Ragnarok.


Loki e a casa invisível
Suas mais odiosas características vão se acentuando com o  passar dos tempos. Causar a morte de Balder, sem qualquer justificativa, enche de angústia todos os deuses, levando-o a arquitetar uma casa invisível, ali se refugiando.  


Porém, Odin tudo vê e manda capturá-lo. Assumindo a forma de um salmão o deus tenta fugir mergulhando numa cachoeira, sendo apanhado numa rede.


Os filhos de Loki
O destino de Loki é terrível. Seus dois filhos com Sigyn, Vali e Narvi, iniciam essa saga trágica com muita dor e fatalidade. 

Na pele de um lobo Vali mata seu irmão Narvi que por sua vez tem suas tripas utilizadas para prender Loki, o que é feito numa caverna. O endurecimento das tripas de Narvis impossibilita que o deus se liberte. Acima desse, numa estalactite, uma serpente é aprisionada e seu veneno pinga, ininterruptamente, sobre o rosto do deus.

O castigo de Loki
Entretanto Sigyn, a mulher de Loki, conserva-se na gruta empunhando um vaso acima da cabeça do marido, colhendo as gotas da peçonha. Quando esse se enche, ela é obrigada a esvaziá-lo numa fissura da pedra. 

No percurso feito por ela para levar e trazer o vaso, o rosto de Loki fica sem qualquer proteção, o veneno respinga sob sua face, trazendo dores cruéis. Conta à mitologia que os tremores da terra são Loki revirando-se em agonia, aflição, dor. A chegada do Ragnarok livrará Loki para o combate derradeiro contra as divindades.

 HELLA

A deusa da morte
Hella ou Hell, filha de Loki e de Angurboda e como o seu pai é uma das Deusas incorporada pelo Cristianismo. O Reino dos Mortos tornou-se o inferno Cristão, Loki transformou-se na personificação do mal, um demônio e Balder, como o imolado, o Cristo Católico, tem o condão de salvador.


A dupla face da morte
 Nisto acontece uma divergência, pois diz a mitologia que Balder volta do reino dos mortos antes do Raganrox, o que para muitos é uma inverdade.  As Nornes vaticinaram ao deus supremo – Odin – quando do nascimento de Hella que, ao alcançar certa idade, essa seria a Senhora do reino dos mortos e o regeria. 

Hella criou-se com os gigantes, pois sua mãe era um deles e que com Loki havia gerado mais dois filhos. A Serpente de Midgard e o lobo Fenris. Foi Hella que condicionou o retorno de Balder, possível apenas se os nove mundos e tudo que havia no universo pranteassem a sua morte. 

Acontecimento certo
Em Hella havia tão somente a fatalidade da vida, nela a morte era  o acontecimento certo, inevitável. Não havia nada de bom ou mal em Hella, igualmente não havia bondade ou maldade na morte. O Reino da Morte era o lugar para onde iam todos os que morriam por velhice, por doenças ou de maneira desonrosa.



HEIMDALL
O fantástico deus da luz
Heimdall é o Deus da Luz, chamado de Deus Reluzente de Dentes de Ouro. Segundo a mitologia, possui a faculdade de ver até cem milhas de dia ou de noite; também, a capacidade de ouvir a relva a desenvolver-se no chão e a lã a crescer no corpo dos carneiros; até mesmo, o período de sono de um passarinho é o bastante para ele. Assim costuma-se dizer que Heimdall tem os sentidos aprimorados

A despeito de Sua importância como deus, a sua ascendência é meio confusa. Diz o mito que ele é filho de nove donzelas, nove ondas, filhas de Aegir .

O Guardião
 Com estes poderes e traços característicos, é racional a sua escolha, pelos deuses, para ser o seu guardião. Heimdall é, assim, o sentinela na Ponte do Arco-íris (Bifrost). A sua morada em Asgard chama-se Himinbjorg (Penhascos do Céu) e situa-se próximo à Bifrost. Heimdall é dono de uma grande trompa de nome Gjall que ele tocará no Ragnarok reunindo as divindades para o duelo derradeiro. 


Cultuado como o maior inimigo de Loki - sendo Heimdall o Deus da Luz, vive em constante atrito com Loki, representando a luta entre luz e as trevas. Os dois lutarão em Ragnarok e, como acontece no confronto de titãs, um exterminará o outro, encerrando mais uma saga. 

O Ragnarök, como se sabe é a batalha que será enfrentada pelos deuses, levando-os à morte.




NANNA
A deusa da Lua
 Nanna era a deide da Lua, do mesmo modo como Balder, seu marido, era o Deus do Sol. Desse casamento nasceu  um filho, que foi chamado Forseti, Deus da Justiça e Verdade. 

Diferentemente do que se possa imaginar, apesar de serem ao mesmo tempo, os Deuses do Sol e da Lua na mitologia nórdica, eles não eram o Sol e a Lua, apenas as divindades desses astros


 Os deuses irmãos Arrak (lua) e Asvid (sol) foram arrancados de Midgard por Odin, que encantou-se pela beleza de ambos  e colocados em carruagens, sendo obrigados a rodar pelo céu perseguidos pelos lobos Skoll e Hati, isso até o dia do Ragnarok, ocasião na qual serão mortos e então foram devorados.


A triste deusa  vendo o sol
Apaixonada por seu marido, Balder, Nanna faleceu, após grande sofrimento  que lhe foi causado pela morte de seu amado marido, no enterro desse. Seu corpo foi colocado lado a lado com Balder, num barco para a cerimônia de enterro Viking. 

Na mitologia nórdica há epopéias em que Nanna regressará juntamente com Balder após o Ragnarok que é a batalha do fim dos tempos, tendo como aspecto marcante o fato de ser cíclica. 

Todos os deuses morrem, aliás, essa característica de que os deuses podem perecer é uma coisa muito interessante, seja pelas nuances horríveis, como o navio feito com unhas de mortos, ou pelas preciosidades e curiosidades de alguns dos mitos, como o das maçãs douradas que dão existência longeva aos deuses. 

IDUNN
Idunn guardiã das maçãs
Idunn ou Idunna, esposa de Bagri o deus dos poetas e Bardos,  era a responsável pelas maçãs douradas, que davam aos  deuses juventude, vitalidade. Era  a Deusa da Juventude e esposa de Bagri, Deus dos Poetas e Bardos.  Não há menção de quem são seus pais. 

Era desejada, inclusive, pelo fato de que a possibilidade de tê-la consigo trazia para os mortais a esperança da imortalidade. 




Responsável pelas maçãs douradas que concediam a juventude e vitalidade aos deuses nórdicos. Sempre que se sentiam cansados ou debilitados pela idade, procurvam Nanna e suas maçãs. Essas eram os frutos de ygadrass, a árvore que servia como conexão aos nove mundos. 

 


 Conta a mitologia que certo dia, Loki, Odin e Thor acampavam quando um gigante, sob o disfarce de águia, detem Loki e consegue dele a promessa de que irá prender Iduna para que  ele – o gigante - se case com ela e possa ter garantida a sua imortalidade. 


O rapto
Desse modo em mais uma trama dos Gigantes, Idunn foi raptada, com a ajuda de Loki que, seguindo sua personalidade controvertida , se alia ao gigante no intento. 

O trapaceiro Loki aceita a missão. A princípio os deuses não se dão conta do desaparecimento da deusa das maçãs douradas, mas quando necessitam de sua presença Loki revela o acontecimento e se dispõe a resgatar a deusa; obtendo êxito, tudo volta ao normal e os deuses voltam a gozar da vida eterna.


NORNES
Urd,Skuld e Verdaniki
As Nornes eram as soberanas do destino. Encarregadas de tecer, medir e cortar o fio da linha da vida. O seu pai era o gigante Norvi e viviam sob a árvore Yggdrasil. Chamavam-se Urd que era a mais velha; Skuld, a com o rosto velado e Verdaniki a jovem. 

Para a mitologia   Nórdica o destino de cada um já estava traçado no fio da vida,  desde o nascimento até a morte sendo impossível alterar. 

Curiosamente as Nornas não teciam a forma da morte, assim a decisão entre morrer como herói ou como covarde era livre arbítrio.  Ela possuem e são guardiãs do segredo das runas.


 Elas representam o passado, o presente e o futuro, respectivamente. Urd é a guardiã do passado e é representada por uma criatura humana de idade extremamente avançada. Dentro de suas obrigações está guardar os mistérios do passado e não fornecer as chaves dos segredos antigos. 
 
Verdandi era encarregada do presente. É representada na forma de uma mãe e tudo que acontece é tecido por seus pensamentos. Ela representa o movimento, a continuídade. 

As runas
Skuld é a guardiã do futuro. Ela é representada na forma de uma virgem. Profecias e adivinhações estão relacionadas à ela. Skuld detém o controle de uma das maiores forças do universo: o Destino. As três têm poder sobre o destino.  Entretanto, para Loki era admissível obter benefícios ou cair nas graças dessas mulheres. 

Adicionar legenda
Existem algumas visões diferentes na concepção das Nornes: a de que elas, na verdade seriam apenas uma e que a visão de três seria muito mais uma influência Greco-Romano e, até Cristã, nas traduções dos textos nórdicos, um sincretismo com as Hécates, Parcas ou uma tentativa de aproximação a Wicca no aspecto tríplice da Deusa (senhora, donzela e mãe), que representam o ciclo da vida, o que nada tem a ver com o Asatrú, uma vez que esse é um movimento religioso neopagão  que tenta reviver o paganismo nórdico existente na época dos Vikings – tal como descrito nos Eddas – antes da chegada do Cristianismo.
 
Pois é estamos quase finalizando nossa viagem pelo reino Viking. Belo e selvagem tem-nos ofertado passagens cheias de tramas, vinganças, amores, resgates, beleza..., enfim, resta pouco, entretanto o contexto é magnífico, conto com vocês para fechar o ciclo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom o post, só uma coisa Loki é irmão de criação de Odin não de Thor,ficou conhecido atualmente como irmão de Thor por causa de obras como os quadrinhos do Thor da Marvel, mas nas lendas o certo é que era irmão de Odin, mas muito bom os post aqui já conhecia muito sobre a mitologia nordica, mas vi mas algumas coisas aqui.