Quem sou eu? O que faço

Minha foto
João Pessoa, Paraíba, Brazil
Quem sou? O que faço. Sou Maria de Lourdes, tenho, agora, 62 anos, esposa, mãe e avó, formação jurídica, com pós graduação em Direitos Humanos e Direito Processual Civil, além de um curso não concluído de Filosofia. Conheci os clássicos muito cedo, pois não tinha permissão para brincar na rua. Nosso universo – meu e de meus irmãos – era invadido, diariamente, por mestres da literatura universal, por nossos grandes autores, por contistas da literatura infanto-juvenil, revistas de informação como Seleções e/ou os populares gibis. Todos válidos para alimentar nossa sede de conhecimento. Gosto de conversar, ler, trabalhar, ouvir música, dançar. Adoro rir, ter amigos e amar. No trabalho me realizo à medida que consigo estabelecer a verdade, desconstruir a mentira, fazer valer direitos quando a injustiça parece ser a regra. Tenho a pretensão de informar, conversar, brincar com as palavras e os fatos que possam ser descritos ou comentados sob uma visão diferente. Venham comigo, embarquem nessa viagem que promete ser, a um só tempo, séria e divertida; suave e densa; clássica e atual. Somente me acompanhando você poderá exercer seu direito à críticas. Conto com sua atenção.

quinta-feira, 8 de março de 2012

PARTEJANDO A MUSA



ODE À MULHER.

 Mais que um texto, uma homenagem a um ser que exala vida . Admiráveis   heroínas, mulheres anônimas ou não, que a exemplo daquelas de Atenas,  vivem, sofrem, despem-se, para seus maridos ou amantes e para eles geram filhos.  As mães cuja maternidade sublima as dores do parto e dá impulso à vida.

  A mulher ente dotado de sensibilidade a flor da pele, agraciada com um sexto sentido que a deixa sempre alerta, sem jamais descuidar dos seus. A  trabalhadora, qualificada ou não, que com esforço, o suor de seu rosto, seu entusiasmo criador, ergue-se soberana na sua profissão, no seu ofício, no seu intento, com a certeza de que ser mulher é ter dentro de si o maior dos tesouros: um coração para amar.  

A todas nós - que amamos, desejamos, sorrimos, choramos, vivemos, morremos, inspiramos amor - os versos e canções de eternos enamorados.




 A MULHER QUE PASSA
 Vínicius de Morais





 Meu Deus, eu quero a mulher que passa
Seu dorso frio é um campo de lírios
Tem sete cores nos seus cabelos
Sete esperanças na boca fresca!
Oh! como és linda, mulher que passas
Que me sacias e suplicias
Dentro das noites, dentro dos dias!

Teus sentimentos são poesia
Teus sofrimentos, melancolia.
Teus pelos leves são relva boa
Fresca e macia.
Teus belos braços são cisnes mansos
Longe das vozes da ventania.

Meu Deus, eu quero a mulher que passa!
Como te adoro, mulher que passas
Que vens e passas, que me sacias
Dentro das noites, dentro dos dias!
Por que me faltas, se te procuro?
Por que me odeias quando te juro
Que te perdia se me encontravas
E me encontrava se te perdias?

Por que não voltas, mulher que passas?
Por que não enches a minha vida?
Por que não voltas, mulher querida
Sempre perdida, nunca encontrada?
Por que não voltas à minha vida
Para o que sofro não ser desgraça?

Meu Deus, eu quero a mulher que passa!
Eu quero-a agora, sem mais demora
A minha amada mulher que passa!

Que fica e passa, que pacífica
Que é tanto pura como devassa
Que bóia leve como a cortiça
E tem raízes como a fumaça.


            




 MINHA MUSA












Minha musa é a lembrança
Dos sonhos em que eu vivi,
É de uns lábios a esperança
E a saudade que eu nutri!
É a crença que alentei,
As luas belas que amei
E os olhos por quem morri!

Os meus cantos de saudade
São amores que eu chorei,
São lírios da mocidade
Que murcham porque te amei!
As minhas notas ardentes
São as lágrimas dementes
Que em teu seio derramei!

Do meu outono os desfolhos,
Os astros do teu verão,
A languidez de teus olhos
Inspiram minha canção...
Sou poeta porque és bela,
Tenho em teus olhos, donzela,
A musa do coração!

Se na lira voluptuosa
Entre as fibras que estalei
Um dia atei uma rosa
Cujo aroma respirei...
Foi nas noites de ventura,
Quando em tua formosura
Meus lábios embriaguei!

E se tu queres, donzela,
Sentir minh'alma vibrar,
Solta essa trança tão bela,
Quero nela suspirar!
E dá repousar-me teu seio...
Ouvirás no devaneio
A minha lira cantar! 

PLENA MULHER, MAÇÃ CARNAL, LUA QUENTE, E... 
        Pablo Neruda

                                   




Plena mulher, maçã carnal, lua quente,
espesso aroma de algas, lodo e luz pisados,
que obscura claridade se abre entre tuas colunas?
que antiga noite o homem toca com seus sentidos?
Ai, amar é uma viagem com água e com estrelas,
com ar opresso e bruscas tempestades de farinha:
amar é um combate de relâmpagos e dois corpos
por um so mel derrotados.
Beijo a beijo percorro teu pequeno infinito,
tuas margens, teus rios, teus povoados pequenos,
e o fogo genital transformado em delícia
corre pelos tênues caminhos do sangue
até precipitar-se como um cravo noturno,
até ser e não ser senão na sombra de um raio.

                                        


                 

MULHER MADURA

Affonso Romano de Sant'Anna


 



A mulher madura é assim: tem algo de orquídea que brota exclusiva de um tronco, inteira.

Não é um canteiro de margaridas jovens tagarelando nas manhãs.
A adolescente, com o brilho de seus cabelos, com essa irradiação que vem dos dentes e dos olhos, nos extasia.

Mas a mulher madura tem um som de adágio em suas formas. E até no gozo ela soa com a profundidade de um violoncelo e a subtileza de um oboé sobre a campina do leito.

A boca da mulher madura tem uma indizível sabedoria. Ela chorou na madrugada e abriu-se em opaco espanto. Ela conheceu a traição e ela mesma saiu sozinha para se deixar invadir pela dimensão de outros corpos. Por isto as suas mãos são líricas no drama e repõem no seu corpo um aprendizado da macia paina de Setembro e Abril.


O corpo da mulher madura é um corpo que já tem história. inscrições se fizeram em sua superfície. Seu corpo não é como na adolescência

Sobretudo, o primeiro namorado ou o primeiro marido não sabem o que perderam em não esperá-la madurar. Ali está uma mulher madura, mais que nunca pronta para quem a souber amar
                                                               




A UMA MULHER AMADA

                          Safo



 
Ditosa que ao teu lado só por ti suspiro!
Quem goza o prazer de te escutar,
quem vê, às vezes, teu doce sorriso.
Nem os deuses felizes o podem igualar.

Sinto um fogo sutil correr de veia em veia
por minha carne, ó suave bem-querida,
e no transporte doce que a minha alma enleia
eu sinto asperamente a voz emudecida.

Uma nuvem confusa me enevoa o olhar.
Não ouço mais. Eu caio num langor supremo;
E pálida e perdida e febril e sem ar,
um frêmito me abala... eu quase morro ... eu tremo.

                                                                         




MULHER


              Carlos Drumond de Andrade

 


  Para entender uma mulher
é preciso mais que deitar-se com ela…
Há de se ter mais sonhos e cartas na mesa
que se possa prever nossa vã pretensão…

Para possuir uma mulher
é preciso mais do que fazê-la sentir-se em êxtase
numa cama, em uma seda, com toda viril possibilidade… Há de se conseguir
fazê-la sorrir antes do próximo encontro

Para conhecer uma mulher, mais que em seu orgasmo, tem de ser mais que
amante perfeito…
Há de se ter o jeito certo ao sair, e
fazer da saudade e das lembranças, todo sorriso…

- O potente, o amante, o homem viril, são homens bons… bons homens de
abraços e passos firmes…
bons homens pra se contar histórias… Há, porém, o homem certo, de todo
instante: O de depois!

Para conquistar uma mulher,
mais que ser este amante, há de se querer o amanhã,
e depois do amor um silêncio de cumplicidade…
e mostrar que o que se quis é menor do que o que não se deve perder.

É esperar amanhecer, e nem lembrar do relógio ou café… Há que ser mulher,
por um triz e, então, ser feliz!

Para amar uma mulher, mais que entendê-la,
mais que conhecê-la, mais que possuí-la,
é preciso honrar a obra de Deus, e merecer um sorriso escondido, e também
ser possuído e, ainda assim, também ser viril…

Para amar uma mulher, mais que tentar conquistá-la,
há de ser conquistado… todo tomado e, com um pouco de sorte, também ser
amado!”





A MULHER 










A MENINA,

O VENTRE PREPARANDO OUTRA PESSOA,

A MÃE.








A JUVENTUDE E  A ALEGRIA













A IDADE E A BELEZA 



 










A IDADE E A FELICIDADE









POUCA IDADE, 
MUITA PAZ, 
MUITO AMOR









FELICIDADE  TODOS OS DIAS, EIS A META.


PARABÉNS PARA NÓS!

6 comentários:

Luzia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luzia disse...

Mainha,
PARABÉNS!!!

Parabéns pela mulher, filha, irmã, mãe, esposa, avó, sogra, amiga, profissional e blogueira que você é hoje!!!!!
Para mim é um grande privilégio da vida ter como minha maior referência de mulher uma pessoa tão humana como a senhora!

Humana na capacidade de amar, de acertar e errar, de acreditar de novo, de superar, de renovar...
Humana na capacidade de ter fé no Criador, um Ser maior que nos carrega quando não conseguimos caminhar pelas próprias pernas...
Humana na capacidade de ENSINAR, de escutar e ter humildade, muita vezes além da conta rsrsrsrs...

Obrigada por tudo, principalmente por ter nos educado tão cheia de humanidade, pois esse é um grande tesouro que carregamos, Fred e eu, onde vamos.

Um beijo bem grande e tenha um lindo dia.
Te amo muito,
Sua filha,
Luzia.

TANIA MARA disse...

Maria de Lurdes!! É muito bom conhecer seu blog. Pode ter certeza que estarei sempre por aqui. Amo leitura e aqui tem bastante. Parabéns pelo 'restinho' do nosso dia. Abraços

Mara Alves Mariano disse...

Olá, minha mais nova amiga virtual!!!
Estou me aventurando no mundo da escrita, meia tímida ainda mas vim te convidar para dar uma olhadinha. Te espero lá então.
ASS: Tania Mara

Anônimo disse...

Adorei.

beijos da amiga Zilka

Fernanda Nóbrega disse...

Tia,
a minha admiração mais sincera por essa mulher linda, inteligente e seus textos mais que interessantes!!!
Delicio-me com cada publicação e cada vez mais!
Parabéns!
Beijos
Nanda