Quem sou eu? O que faço

Minha foto
João Pessoa, Paraíba, Brazil
Quem sou? O que faço. Sou Maria de Lourdes, tenho, agora, 62 anos, esposa, mãe e avó, formação jurídica, com pós graduação em Direitos Humanos e Direito Processual Civil, além de um curso não concluído de Filosofia. Conheci os clássicos muito cedo, pois não tinha permissão para brincar na rua. Nosso universo – meu e de meus irmãos – era invadido, diariamente, por mestres da literatura universal, por nossos grandes autores, por contistas da literatura infanto-juvenil, revistas de informação como Seleções e/ou os populares gibis. Todos válidos para alimentar nossa sede de conhecimento. Gosto de conversar, ler, trabalhar, ouvir música, dançar. Adoro rir, ter amigos e amar. No trabalho me realizo à medida que consigo estabelecer a verdade, desconstruir a mentira, fazer valer direitos quando a injustiça parece ser a regra. Tenho a pretensão de informar, conversar, brincar com as palavras e os fatos que possam ser descritos ou comentados sob uma visão diferente. Venham comigo, embarquem nessa viagem que promete ser, a um só tempo, séria e divertida; suave e densa; clássica e atual. Somente me acompanhando você poderá exercer seu direito à críticas. Conto com sua atenção.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

NATAL É ALEGRIA

VIDA, BRILHO, AMOR E FÉ.


Mais uma vez chegou o Natal. O rebuliço está em todas as instâncias. Pessoas que naturalmente já não têm tempo para nada, nessa época, reiteram sua forma de viver e repetem o que já dizem no dia a dia. Apesar de tudo  vivemos o "Advento", mais que uma palavra latina, uma certeza de que há um acontecimento em processo de preparação. Uma novidade.


Uma comemoração que acontece há 2.000 anos. Um fato esperado, desejado e levado a humanidade, inicialmente por meio de Profetas  como Promessas Divinas firmadas nas Sagradas Escrituras e endereçadas aos humanos. Para a cristandade é um tempo de alegria, onde serão renovadas as emoções e bençãos do nascimento de Jesus, o Redentor dos Homens.



A preparação, da festa religiosa, se dá em quatro semanas. Inicia-se em Novembro e vai até o dia 25 de Dezembro. As Igrejas experimentam nessa passagem a liturgia da purificação. Todas têm os paramentos, seus altares cobertos  de roxo. Com a chegada do menino Jesus há para a igreja fundada por Pedro o início do Ano Litúrgico.


Em cada ser humano, cada coração, cujas condições pessoais de vida, de  fé, ciência e consciência permitem alcançar a magnitude do "Deus conosco", há um sopro de vida nova, de recomeço na certeza de que a vinda de Jesus Cristo mais que promessa cumprida é sinal de amor maior, amor Ágape. 


São inúmeros os símbolos que marcam o caminhar, as luzes coloridas, as arvores enfeitadas, os presentes, a Ceia, o peru e a "Coroa do Advento". Conforme o nome é uma grinalda circular, sendo o abeto a folhagem mais utilizada, onde são inseridas 4 (quatro) velas, também chamadas círios e uma fita vermelha. 



A coroa do Advento possui forma circular representativa da eternidade, não tem princípio ou fim, é também uma aliança. Sua cor, verde, exalta a esperança e a vida que advêm do nascimento do Deus Menino. A fita vermelha significa Amor, dos homens para com o Divino Mestre e do Pai para toda a humanidade. Cada vela é acesa num Domingo que antecede o Natal e significa distanciamento das trevas, da escuridão;  é a LUZ invadindo o mundo. É A ALEGRIA  TOMANDO OS CORAÇÕES. Graças a DEUS. 




Assim prepara-se a Igreja Católica para o grande dia.  E os católicos como se preparam?  A primeira resposta toma forma, som e cor com a lembrança da agitação, do barulho e da confusão que se instalam dos grandes shoppings aos vendedores instalados nas calçadas. Mais uma vez todos correm. Comprar é a palavra de ordem. 



A roupa nova, o presente, aquele móvel novo, o eletrodoméstico mais moderno, o equipamento eletrônico que o vizinho trouxe dos "Estados Unidos" (muitas vezes made in China e/ou Taiwan) e que transformou-se em imbatível objeto do desejo. A pintura da casa, a reforma daquele estofado, a troca de cortinas, parece que o mês ao invés de 31 (trinta e um ) dias tem apenas 15(quinze). Nada ocorre como foi planejado. A insatisfação reina plena e absoluta.  Afinal pode dar errado para qualquer um, menos para quem planejou cuidosamente o seu NATAL.



Ah! Quase esqueci as pessoas, os indivíduos. Sim, porque roupa nova, presente, casa arrumada, nada disso importa se as criaturas não estiverem "REPAGINADAS". Aí é quando as coisas acontecem e o bicho começa a pegar. É claro que você marcou com uma antecedência de uns 30 (trinta) dias aquelas luzes, aquele botox em seu cabelo, aquele corte que lhe fará igual a uma Deusa da atualidade. E a manicure? Unhas de gel ou de silicone, porcelana ou o método tradicional usando as boas e  antigas unhas naturais. Qualquer dessas escolhas pode transformar-se num filme de terror se você esquecer de fazer sua reserva com bastante antecedência.



E os homens?  Já não são mais os mesmos. No quesito vaidade entram em pé de igualdade com suas senhoras, suas noivas, namoradas e amigas. É limpeza de pele, luzes nos cabelos, sessões e mais sessões de extenuantes exercícios físicos. Afinal, ter um tanquinho para mostrar pode conquistar corações independentemente de sexo ou idade. A concorrência é grande. e a diversidade também.  Há os que só se sentem atraentes com recheadas contas bancárias, nesses casos troca-se a inspiração pelo famigerado salve-se quem puder.  Nessa seara poder é consequência natural de ter.



MAS O QUE DIZ FRANCISCO? Não aquele que se desnudou para ir ao centro da Santa Madre Igreja. Refiro-me ao Papa. Inicialmente visto com reserva e até mesmo desconfiança. É evidente, um Argentino, lembrou, de imediato, o Dieguito Maradona e a famosa "mão de Deus". Tudo por culpa dessa indisfarçável humanidade repleta de seres pequenos falhos e com culpas a partir do nascimento. Bom, tudo superado. O ex-Cardeal Jorge Mário Bergoglio honra cada dia mais o nome que escolheu. 



Com Francisco máscaras caíram. O luxo, as pompas, a ostentação, os desvios, os desmandos, o mau uso da máquina administrativa do Vaticano ou de seu Banco; o insistente trinômio pedofilia/cegueira/surdez, tudo parece ter agora a aplicação de medicação eficaz e não de um placebo que nada resolve, não a panaceia que tudo cura.  A Igreja anda a passos largos para uma profunda reforma. O mundo pede por elas. Anseia por tais acontecimentos. Espera e acredita piamente que logo logo se verá a mudança sonhada por bilhões de almas. 




Francisco, no final de Novembro, com sua fantástica Exortação Apostólica "Evangeli Gaudium  - Alegria do Evangelho " , clama aos cristãos  para serem evangelizadores, alegres, compromissados, com DEUS E COM SEUS SEMELHANTES,  falando sobre:

 1."A alegria que se renova."

2. "O grande risco do mundo actual com sua múltipla e avassaladora oferta de consumo individualista que brota do coração comodista e mesquinho da busca desordenada de prazeres ... 

6. " Há cristão que parecem ter escolhido viver uma Quaresma sem Páscoa...



E o Natal dos cristão após a Exortação papal? Será possível continuar como se nada houvesse ocorrido? Até quando a indiferença pelas coisas que realmente contam? Até quando viver uma eterna Sexta-feira Santa sem a alegria do Domingo de Páscoa? 



Graças a DEUS, nesse estranho aglomerado de emoções e ações coordenadas pelo deus mercado, pela necessidade de crescimento social, pela competitividade e ambição, algumas pessoas marcham em sentido diverso ao da grande maioria. Seres aparentemente em rota de extinção e que insistem em sobreviver, em rememorar e ressuscitar velhos valores, em cumprimentar e distribuir sorrisos, em sonhar com coisas simples, fáceis de serem alcançadas. 



Pobres mortais,  será que descobriram a condição implacável da humanidade, sua finitude? Ou simplesmente optaram por uma incessante busca de melhora interior e de entrelaçamento com os demais? Felizes criaturas que mesmo sendo poucos estão presentes em todos os lugares, mesmo os mais longínquos.


Esses vivem o NATAL de 365 e dias. Estão sempre dispostos a iluminar a vida com um gesto amistoso, com um largo e gostoso sorriso, um abraço fraternal. Não precisam sequer vincularem-se a uma religião. Vivem em Deus e Deus vive neles.


Com a chegada de mais um NATAL em nossa vidas façamos como os cristãos verdadeiros e como nos exorta o Papa Francisco, renovando em cada de um de nós a alegria, deixemos de lado a individualidade, o consumismo, o comodismo, a mesquinharia, a persecução de prazeres superficiais. Que possamos escolher viver na alegria,  trazendo para o nosso dia a dia a humildade e grandeza da manjedoura, a serenidade da Sagrada Família, a exemplar obstinação dos Reis, Magos Orientais; o sim de Maria; o silêncio pleno de amor de José; a estrela guia e, sobretudo o MENINO DEUS, DÁDIVA MAIOR DO PAI AOS HOMENS.  




                                                     FELIZ NATAL PARA TODOS!

Nenhum comentário: