Quem sou eu? O que faço

Minha foto
João Pessoa, Paraíba, Brazil
Quem sou? O que faço. Sou Maria de Lourdes, tenho, agora, 62 anos, esposa, mãe e avó, formação jurídica, com pós graduação em Direitos Humanos e Direito Processual Civil, além de um curso não concluído de Filosofia. Conheci os clássicos muito cedo, pois não tinha permissão para brincar na rua. Nosso universo – meu e de meus irmãos – era invadido, diariamente, por mestres da literatura universal, por nossos grandes autores, por contistas da literatura infanto-juvenil, revistas de informação como Seleções e/ou os populares gibis. Todos válidos para alimentar nossa sede de conhecimento. Gosto de conversar, ler, trabalhar, ouvir música, dançar. Adoro rir, ter amigos e amar. No trabalho me realizo à medida que consigo estabelecer a verdade, desconstruir a mentira, fazer valer direitos quando a injustiça parece ser a regra. Tenho a pretensão de informar, conversar, brincar com as palavras e os fatos que possam ser descritos ou comentados sob uma visão diferente. Venham comigo, embarquem nessa viagem que promete ser, a um só tempo, séria e divertida; suave e densa; clássica e atual. Somente me acompanhando você poderá exercer seu direito à críticas. Conto com sua atenção.

terça-feira, 9 de abril de 2013

CAMALEÕES E CAMALEOAS!



A ARTE DO MIMETISMO.


Segundo o site G.1- NATUREZA - “...há 65 milhões de anos, os camaleões se lançaram ao mar para emigrar em direção à Ilha de Madagascar...Contando com a sua extraordinária capacidade de camuflagem, os camaleões confundiram os cientistas que tentam refazer suas pegadas até seu local de origem.”


O artigo em foco faz indagações. “Teriam aparecido na África antes de se estenderem ao resto do mundo, e a Madagascar, em particular? Ou suas múltiplas variedades se expandiram a partir desta grande ilha do Oceano Índico?”


Explicando. “Estas são perguntas difíceis de resolver, já que a enorme maioria das 195 espécies de camaleões identificadas até hoje está espalhada entre África continental e Madagascar, que formavam parte de um supercontinente chamado Gondwana, ante de se separarem, há cerca de 120 milhões de anos.”


O camaleão é um réptil espantoso, como todo animal solitário mostra-se bastante agressivo; além disso os seus olhos podem mover-se para lados diferentes, simultaneamente; alimentam-se de insetos tendo no seu “modus operandi” o recurso de uma longa, flexível e pegajosa língua com que captura sua presa. Entretanto o que difere o camaleão dos demais lagartos é a capacidade de se mimetizar, para e assim fugir de seus inimigos naturais.


Pois é, o camaleão que pode ser verde, marrom, de listas, também pode adaptar sua cor ao ambiente em que encontra, ou seja, camuflar-se de acordo com sua necessidade, normalmente para fugir do que representa perigo e, inclusive, quando no período de acasalamento, luta pela fêmea e demonstra através da cor se está assustado, enraivecido  .Alguns tem cauda preênsil, ou seja esse membro pode ser usado para apreender, agarrar, prensar. São encontrados na África, America do Sul, Europa, Índia e Ásia.


Entre os Ocidentais o termo camaleão pode ser referência a bons atores; a pessoas falsas, dissimuladas e que se adaptam a tudo para obterem vantagens pessoais; a homens e mulheres que se transformam fisicamente, ou adotam comportamentos diversos aos seus . Os que abraçam a sétima arte, a televisão, o teatro, o palco. O vocábulo camaleão origina-se do grego “chamai” e “leon”  que significam, respectivamente: na terra, no chão e leão.(Fonte: Wikipédia – A enciclopédia livre).

O nosso momento atual nos mostra como ser camaleão está em alta. Vejamos os CAMALEÕES E CAMALEOAS EM EVIDÊNCIA:


Cordeiro?



Diabrete?

Tammy Miranda força ou graça?




Ronaldo feliz ou Ronaldo preocupado?
Perigosa,? Perua ou não?
Edson Celulari, o tempo não para.

Guilhermina, camaleoa. 
Um camaleão por natureza.

Gisele morena

Gisele loira

Fábio Assunção

Dilma, antes e depois.

Lula, circunspecto.

Lula?

A força da Premiê.


A fragilidade humana de uma mulher notável!
Margarete Hilda Tchatcher  - 13.10.1925*, 08.04.2013 +. Questionando e respondendo aos que a  apelidaram: "A Dama de Ferro do mundo ocidental? Uma combatente da Guerra Fria? Concordo, se é assim que interpretam minha defesa dos valores e liberdades fundamentais ." A Premiê ao receber o apelido de Dama de Ferro dos soviéticos , em 1976. 


Nenhum comentário: