Quem sou eu? O que faço

Minha foto
João Pessoa, Paraíba, Brazil
Quem sou? O que faço. Sou Maria de Lourdes, tenho, agora, 62 anos, esposa, mãe e avó, formação jurídica, com pós graduação em Direitos Humanos e Direito Processual Civil, além de um curso não concluído de Filosofia. Conheci os clássicos muito cedo, pois não tinha permissão para brincar na rua. Nosso universo – meu e de meus irmãos – era invadido, diariamente, por mestres da literatura universal, por nossos grandes autores, por contistas da literatura infanto-juvenil, revistas de informação como Seleções e/ou os populares gibis. Todos válidos para alimentar nossa sede de conhecimento. Gosto de conversar, ler, trabalhar, ouvir música, dançar. Adoro rir, ter amigos e amar. No trabalho me realizo à medida que consigo estabelecer a verdade, desconstruir a mentira, fazer valer direitos quando a injustiça parece ser a regra. Tenho a pretensão de informar, conversar, brincar com as palavras e os fatos que possam ser descritos ou comentados sob uma visão diferente. Venham comigo, embarquem nessa viagem que promete ser, a um só tempo, séria e divertida; suave e densa; clássica e atual. Somente me acompanhando você poderá exercer seu direito à críticas. Conto com sua atenção.

sexta-feira, 14 de julho de 2017

A HORA E A VEZ

DA COMISSÃO  DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA



DIAS DIFÍCEIS, o cinismo espalhado no ar parece fazer transbordar o rio de lamas que corria nos subterrâneos da Administração Pública desse País.  A desesperança insiste em minar possibilidades. Nesse Estado de Direito foi escrito um roteiro escabroso nunca dantes imaginado, sequer por profissionais da ilusão.
Crédito Imagem:newtonsilva.blogspot.com


O cinema catástrofe, gênero amplamente explorado com recordes de bilheterias, foi transformado em estórias para “boi dormir” diante da tragédia da sociedade brasileira. Procurei, pesquisei, associei fatos e desmandos, mas não encontrei nada que se assemelhasse a nossa derrocada. Cred. Imagem:blogdosakamoto.


Incrível. Absurdamente inimaginável que num mesmo cenário de Poder e Arrogância, coubessem um ex-torneiro mecânico que chegou a Presidência do País e o sucateou; uma ex-guerrilheira que chegou ao mais alto cargo do Executivo Federal e metralhou a mais importante empresa estatal; um pseudo-Constitucionalista que ocupando a cadeira Presidencial rasgou a Constituição jogando a Democracia na lixeira da corrupção.
Cred.Imag:grupobombando.wordpress.com


Pois é. Quem em sã consciência vai acreditar em uma Nação desgovernada, acéfala e as cegas? Alguns Parlamentares que sufragados em seus Estados como Representantes escolhidos pelo povo, foram submetidos a  assédio, ameaçados, tiveram suas convicções postas a preço e, não tendo cedido, viram-se, vergonhosamente alijados num processo grotesco onde “os fins justificavam os meios”. Cred. Imag.:emtempo.com.br


Não há sustos, só uma dura realidade. Em oposição aos defenestrados da Comissão de Justiça da Câmara dos Deputados, uma gama de Excelências vitimadas pela cegueira intelectual, não ouviram e não viram nada, mas em compensação falaram, gritaram, insultaram e, sobretudo votaram conforme suas inconsciências.
Cred. Imag.:PicMup.US


Ah, se sofressem de uma cegueira física seria mais fácil curá-los. Poderiam, com o financiamento de seus régios ganhos, submeterem-se a pericia de Dr. Antônio Travassos, em Coimbra, cujo bisturi vem distribuindo verdadeiros milagres e quem sabe enxergar onde depositaram sua credibilidade e em que estão apostando. 
Cred.Imag.:Pinterest.


Como justificar que o Mandatário de uma Nação Soberana envergonhe os nacionais, humilhando-os diante da comunidade internacional? Como entender a troca obscena de votos por liberação de receitas e/ou cargos públicos? Quando na História o exercício da Presidência da República tornou isento de ética, honra e probidade Administrativa o seu titular? 
Cred. Imag.:altamiroborges.blogspot.com


A História registrará e, certamente com embaraço, que o Presidente da República Federativa do Brasil, no ano de 2017, pressionou Parlamentares, barganhou cargos e liberação de receitas, recebeu publicamente corruptos e condenados pela Justiça para e assim contar com votos, apoio e tudo que pudesse ajudá-lo a manter-se à frente dos destinos da Nação.
Cred.Imag.:acervo.oglobo.globo.com




Igualmente a História contará que a mais importante Comissão Parlamentar da Câmara dos Deputados – Comissão de Constituição e Justiça – rejeitou por 40 votos contra 25 e 1 abstenção - do Dep. Rodrigo Pacheco-,  o Parecer do Relator Sérgio Zveiter, do PMDB do Rio de Janeiro, favorável a autorização para que a denúncia contra Michel Temer fosse encaminhada ao Supremo Tribunal Federal para o devido processo.

Cred. Imag.:blogdoeliomar.blogspot.com

Com uma certa estranheza, por ser tradicional a morosidade nos trâmites daquela Casa Legislativa, foi nomeado um novo Relator para elaboração de um Parecer contrário ao recusado.  O salvador da Pátria de Michel Temer atende pelo nome de Paulo Abi-ackel e cumpriu seu papel conforme o script; leu seu Parecer (tirado da cartola), crivou de críticas a denúncia de Janot, tendo a sua peça submetida a imediata votação, conseguiu a aprovação por um placar de  41 votos contra 24, o que determinou a sua  votação em Plenário. Um voto foi coptado ou, talvez, capturado. Cred. Imag.:blogdoamarildo.charge.caricatura


Ando meio desmemoriada. Os 40 votos da primeira votação sugerem uma historinha, mas não consigo lembrar qual. Os confetes e o grito de alegria do Deputado Waldir Costa (SD/ PA), “Fica Temer” trazem à minha memória uma música, não sei bem de onde e que repete: “ ai que mentira que lorota boa, que mentira que lorota boa”.
Cred.Imag.:evivaafarofa.blogspot.com

O impasse já é conhecido do povo brasileiro: “Se ficar o bicho pega, se correr o bicho come”. Sugestão: dar uma de Eduardo Cunha, sentar e receber, digo, pagar pra ver. Afinal são tantos os supostamente habilitados para benesses que podem surgir desavenças e ciumeiras. Mas, com certeza Maluf dirá: Eu nego. 
Cred. Imag.:humorpolítico.com.br

Nenhum comentário: