Quem sou eu? O que faço

Minha foto
João Pessoa, Paraíba, Brazil
Quem sou? O que faço. Sou Maria de Lourdes, tenho, agora, 62 anos, esposa, mãe e avó, formação jurídica, com pós graduação em Direitos Humanos e Direito Processual Civil, além de um curso não concluído de Filosofia. Conheci os clássicos muito cedo, pois não tinha permissão para brincar na rua. Nosso universo – meu e de meus irmãos – era invadido, diariamente, por mestres da literatura universal, por nossos grandes autores, por contistas da literatura infanto-juvenil, revistas de informação como Seleções e/ou os populares gibis. Todos válidos para alimentar nossa sede de conhecimento. Gosto de conversar, ler, trabalhar, ouvir música, dançar. Adoro rir, ter amigos e amar. No trabalho me realizo à medida que consigo estabelecer a verdade, desconstruir a mentira, fazer valer direitos quando a injustiça parece ser a regra. Tenho a pretensão de informar, conversar, brincar com as palavras e os fatos que possam ser descritos ou comentados sob uma visão diferente. Venham comigo, embarquem nessa viagem que promete ser, a um só tempo, séria e divertida; suave e densa; clássica e atual. Somente me acompanhando você poderá exercer seu direito à críticas. Conto com sua atenção.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A espada de Dâmocles


Algumas expressões utilizadas rotineiramente em ambientes acadêmicos se tornaram, nos tempos atuais, praticamente desconhecidas, muito embora tragam consigo um conteúdo moral e/ou um fundamento ético. Assim, a despeito da substância  que a  defina vemos, por vezes, a perda de importantes legados culturais à humanidade. 

Assim, na atualidade, onde a informação, rotineiramente, ocorre em velocidade vertiginosa, depende, quase sempre, de acesso à internet. Há, porém uma ressalva a ser feita: A qualidade do conhecimento. A rede oferece toda uma gama de subsídios: valiosos, úteis, inócuos, produtivos, perniciosos, passageiros , permanentes, para ser visto à sós, a dois, em grupos ou ser simplesmente vista e/ou lida.

Garimpar à procura de algo que acrescente conhecimento é, verdadeiramente uma viagem em busca de cultura, seja de outros povos,  épocas, realidades, momentos históricos, religião, mitologia, filosofia, civilização, artes, sociedade, literatura. Os aspectos que a sociedade humana revela são infinitos, assim como infinita é a sua capacidade de renovar-se.

A escolha da expressão "Espada de Dâmocles” não foi por acaso. Vivemos sob pressão. Por mais que a realidade possa nos confundir com atenuantes, chances, esperanças, há sempre a sensação de desistência, de descrédito , de que é tarde demais. Não fôssemos  animais gregários, diuturnamente em busca de respostas; insistentemente voltados a resgatar a essência de nossa criação,  certamente não haveria para nós, sequer a possibilidade de nos  surpreendermos com a fênix que habita cada um de nós.

Assim, partindo de uma anedota moral - bem diferente do contexto atual para anedotas – surge uma demonstração, sagaz, dos bônus e ônus do Poder que tem o seguinte desenrolar:


A ESPADA DE DÂMOCLES -


Dâmocles é uma figura participante de uma história moral que faz parte da cultura grega clássica. A personagem pertence mais propriamente a um mito que figurou na história perdida da Sicília, escrita por Timaeus de Tauromenium entre 356 a 260 anos antes de Cristo. Cícero pode tê-la lido no Diodorus Siculus  e fez uso dela em suas Tusculan Disputations V.61 - 62.

Conta-se pois que Dâmocles, era um cortesão bastante bajulador na corte de Dionísio I de Siracusa - um tirano do século 4 A.C, na Sicília. Ele dizia que, como um grande homem de poder e autoridade, Dionísio era verdadeiramente afortunado. Então,  Dionísio ofereceu-se para trocar de lugar com ele apenas por um dia, para que ele também pudesse sentir o gosto de toda esta sorte.

Assim, à noite, um banquete foi realizado onde Dâmocles adorou ser servido como um rei e não se deu conta do que se passava por cima de si. Somente no fim da refeição ele olhou para cima e viu uma espada afiada suspensa por um único fio de rabo de cavalo, directamente sobre a sua cabeça. Imediatamente perdeu o interesse pela excelente comida e pelas belas mulheres ou eunucos que o rodeavam e abdicou de seu lugar dizendo que não queria mais ser tão afortunado.

A espada de Dâmocles é assim uma alusão, frequentemente usada, para representar a insegurança daqueles com grande poder que podem perdê-lo de repente devido a qualquer contingência ou sentimento de danação iminente. (Fonte:wikipedia.org).


 A Grécia com seus mestres na arte de ilustrar a vida através de relatos épicos, dramas, comédias, sátiras, mitologia, criou deuses, semi-deuses, monstros, heróis, sendo, historicamente o seio de onde brotou Sócrates, o Pai da Filosofia e, fonte inesgotável de conhecimentos, passível de nos proporcionar momentos indescritíveis.

7 comentários:

Leonardo Dantas disse...

D. Lourdes,
Será um prazer participar do seu blog, refletindo sobre os seus belos textos, e também comentando, é claro!
Registre-se que eu fui o primeiro a comentar no seu blog, ninguém tira de mim este posto hehehehe.
Começou em alto nível.
Seu genro.

Moreira disse...

Dra. Lourdes, gostei de como redigiu o seu perfil - me identifiquei com o prazer das leituras, dos clássicos, da mitologia, da poesia, dos gibis. Espero que este blog seja sempre atualizado com as coisas interessantes que sei que tens de sobra nos seus guardados. Parabéns pelo blog e avante.

Fernanda Nóbrega disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernanda Nóbrega disse...

Excelência!!!
Não há adjetivo melhor pra descrever este blog.
Excelente na apresentação, na autora, na propriedade dos temas escolhidos.
Sem suspeição ou falsa modéstia, essa minha tia é maravilhosa!
Vou acompanhá-lo a cada publicação e já estou sedenta de novos posts.
Parabéns tia!
Nanda

Anônimo disse...

Parabééééns tia, fico maravilhoso de verdade!
Ótimos os textos.

Bjs Dani :)

Cynthia Pessoa disse...

Lourdinha, agora que pude ler com tranquilidade o seu blog. Sabia que teria que estar bem sossegada para poder desfrutar dos seus maravilhosos textos. Vc sabe que sou sua fã e já tinha sugerido um espaço deste aqui. Agora estarei no seu rastro quase que diariamente. Parabéns pela apresentação!! Beijos! Cynthia

Dico disse...

Copiou de outro blog. Legal assim